Nesta sexta-feira, 10/03, foi anunciado pela Caixa Econômica Federal um novo projeto com o intuito de investir em negócios e empresas geridas por mulheres. A medida vem como parte dos novos planos anunciados na semana do dia internacional da mulher, em 08/03. Tem interesse? Venha saber mais.
De acordo com a Caixa, o novo programa intitulado de “Mulheres de Favela” tem o intuito de “promover o desenvolvimento socioeconômico nas favelas e a emancipação das mulheres por meio de uma série de iniciativas”. O projeto será iniciado no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro.
O programa teve a inauguração oficial feita também no Complexo da Penha, onde foi divulgado o primeiro laboratório de inovação social. O projeto também será iniciado, de forma presencial, no Complexo Coutos, na Bahia, e também em Paraisópolis, São Paulo.
A Caixa afirma que os laboratórios serão ambientes de fomentação ao empreendedorismo feminino, educação financeira, pesquisas e inovação. O público alvo do projeto são as moradoras dos complexos citados acima. De início, a Caixa fará o investimento de R$16,6 milhões para o projeto.
O projeto é feito em parceria com Central Única das Favelas (Cufa) e oferece cursos como desenvolvimento de produtos sustentáveis, oficinas de marketing digital, empoderamento feminino e formar de gerir, com melhor qualidade, a vida profissional como Microempreendedor Individual (MEI).
Modalidade online do “Mulheres de Favela”
Para as mulheres que não são moradores dos locais onde serão instaladas os laboratórios de inovação social, existe a possibilidade de você participar do projeto de forma online. De acordo com a Caixa, serão aproximadamente 50 mil mulheres que poderão ser beneficiadas pelo programa no regime remoto.
Mulheres que residem em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rondônia, Sergipe, Pernambuco, Espírito Santo e Paraíba terão à sua disposição o projeto de maneira online.
O que fazer para participar do projeto Mulheres de Favela
Para participar, basta entrar no site mulheresdefavela.cufa.org.br, clicar onde tem escrito “Inscreva-se” e buscar aquele curso ou oficina que você tem mais interesse e acredita que será benéfico para o seu nicho de trabalho e conhecimento.