Um dos campeonatos estaduais mais completos e competitivos do país, o Paulistão, como é conhecido, vem crescendo em qualidade e em premiação. O Campeonato Paulista é o único estadual que premia o campeão financeiramente. Venha descobrir quanto o seu clube pode arrematar sendo campeão.
O Paulistão carrega consigo muita história do futebol brasileiro. O primeiro torneio de futebol brasileiro foi o Campeonato Paulista, em 1902; a primeira competição oficial do esporte também foi o Campeonato Paulista, em 1933; o estado de São Paulo contribuiu muito para a história da modalidade no país.
A primeira divisão da competição é formada por 16 equipes, divididos em 4 grupos de 4. Os times se enfrentam entre si, no sistema de pontos corridos. A fase mata-mata só vem após a classificação de dois clubes de cada grupo, gerando 8 clubes, na fase quartas-de-final.
Na fase mata-mata, os jogos são realizados de forma única, não possuindo jogos de ida ou de volta. Funciona dessa forma nas quartas-de-final e na semifinal. Porém, a final é realizada em dois jogos, sendo o último realizado na casa do time com a melhor campanha entre os dois finalistas.
Sempre muito acirrado, o Campeonato Paulista, além de trazer seus principais nomes como Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos, ainda possui times como Ferroviária, Mirassol, Botafogo-SP e Água Santa que buscam surpreender na competição e ter um bom resultado final.
Quem é o maior vencedor do Campeonato Paulista de Futebol?
O maior campeão da história do Paulistão é o Corinthians, com 30 títulos conquistados. Completam o ranking Palmeiras, com 24 títulos; São Paulo e Santos possuem a mesma quantidade, sendo 22 títulos conquistados ao longo de sua história.
Dos 22 títulos conquistados pelo Santos, 8 foram na Era Pelé; em 2021, o São Paulo quebrou um jejum que existia desde 2005 e venceu o Paulistão; já o Palmeiras, em 2020, quebrou um jejum que vigorava desde 2008; Desde 2000, Santos e Corinthians estão empatados com mais títulos conquistados, sendo 7.
Qual é a premiação do Paulistão?
O Paulistão é o único campeonato estadual do país que, além do troféu, o clube recebe uma bonificação financeira. Assim como o Palmeiras recebeu quando foi vitorioso no Paulistão de 2022, o vencedor deste ano receberá uma premiação de R$5 milhões. Nada mal para uma competição estadual, não acha?