Dia do Consumidor está chegando e brasileiros se preparam para descontos

O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março e a data tem se tornado um dia de promoções para alavancar as vendas no primeiro semestre, enquanto os consumidores têm aproveitado para comprar itens de desejo com o melhor preço. A data é considerada uma espécie de Black Friday do primeiro semestre. 

Um estudo realizado pelo Méliuz, que tem 4% de margem de erro, mostrou que dos 90% dos brasileiros que pretendem comprar no Dia do Consumidor neste ano, 63% deve comprar pela primeira vez na data em 2023. 

Entre as motivações para compras na data, 40% estão em busca de itens de desejo com o melhor preço e 27% procuram produtos de necessidades básicas em promoção. Os itens mais desejados são roupas, eletrônicos e eletrodomésticos, o que indica que o ticket médio dos produtos deve ser alto neste ano. 

42,8% dos consumidores que pretendem ir às compras neste Dia do Consumidor devem gastar mais de R$300, enquanto apenas 6,3% têm o limite de compras estipulado em R$50.

Além disso, 24% dos entrevistados afirmam que decidirão o que comprar com base nas promoções da semana – ou seja, estarão atentos às campanhas de Dia do Consumidor antes mesmo do dia 15 de março.

As respostas da pesquisa revelaram ainda que os métodos de pagamento que os consumidores mais pretendem utilizar são cartão de crédito (71,9%), Pix (16,8%) e cartão de débito (5,1%).

“Black Friday” do primeiro semestre

Reforçando sua dupla missão de alavancar as vendas das lojas parceiras e empoderar os usuários, o Méliuz preparou uma campanha de vendas especial para a Semana do Consumidor. Grandes nomes do e-commerce vão oferecer porcentagens maiores de cashback entre os dias 13 e 19 de março, chegando a 26% do valor da compra. 

Para garantir o cashback nas lojas participantes da Semana do Consumidor, o consumidor precisa se cadastrar gratuitamente pelo site ou aplicativo do Méliuz,  selecionar uma entre as lojas online parceiras, clicar em ‘Ativar Cashback’ e fazer sua compra normalmente no site de loja, que será aberto automaticamente, podendo escolher a forma de pagamento que preferir. 

Após a confirmação da compra, o cashback é creditado no extrato do Méliuz e, ao completar R$ 20 de saldo disponível, o consumidor pode transferir na hora o valor para sua conta digital no Méliuz e usar o dinheiro como quiser – transferir via Pix, investir em bitcoin e muito mais.

O Méliuz é uma empresa de tecnologia que tem como objetivo impulsionar vendas gerando tráfego qualificado para as lojas e marcas parceiras a partir do empoderamento dos consumidores por meio de uma jornada de compra fácil e integrada à oferta de serviços financeiros.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.