O Nubank é um dos principais bancos digitais do país e, nesta semana, o BofA (Bank of America) trouxe uma excelente notícia envolvendo o roxinho.
O BofA atualizou sua previsão de lucro para o Nubank, depois dos bons resultados obtidos no quarto trimestre de 2022. Para 2023, a expectava de lucro para a fintech foi elevada em 60%, para US$ 504 milhões. Para 2024, o crescimento foi de 26%, subindo para US$ 923 milhões.
O Bank of America apontou que, pouco depois de um ano do seu IPO (oferta inicial de ações), que aconteceu em dezembro de 2021, o Nubank atravessou um ambiente operacional mais complicado do que o projetado, expondo a característica cíclica do negócio. No entanto, a gestão foi ágil em arrumar a estratégia que acabou se mostrando lucrativa de forma mais veloz que o previsto.
“Houve muitos pontos positivos, incluindo: crescimento e engajamento mais rápido da base de clientes; melhor receita média por cliente (Arpac), embora se beneficiando de altas taxas de juros; melhoria da eficiência, destacando a significativa alavancagem operacional da plataforma, já que o custo de servir permaneceu relativamente estável; e o lucro líquido e a rentabilidade superaram as expectativas”, destacou o BofA, de acordo com o Valor Investe.
Para 2023, na visão de analistas, o Nubank precisará conquistar terreno no crédito consignado, o que provará que a empresa consegue diversificar além de um produto, o cartão de crédito.
Os outros desafios para este ano são ganhar participação (share of wallet) entre clientes de alta renda no país, aprimorar sua estrutura de funding, melhorar a monetização dos clientes através da criação de outras verticais de receitam e conseguir aumentar as operações no México e na Colômbia.
O Nubank é uma empresa startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros, atuando como operadora de cartões de crédito e fintech com operações no Brasil, sediada em São Paulo e fundada em 2013 por David Vélez, Cristina Junqueira e Edward Wible.