Brasileiros estão irritados com portal de ‘valores esquecidos’ e Banco Central deve realizar mudanças

O Banco Central retomou o Sistema Valores a Receber, onde os brasileiros conseguem consultar se possuem valores esquecidos em bancos. Mas o primeiro dia de solicitações de recebimento dos valores, ficou marcado por filas virtuais que congestionaram o sistema, fazendo com que muitas pessoas não conseguissem acessar o sistema.

Chuvas no litoral de SP: veja quais benefícios já foram aprovados pelo governo
Brasileiros estão irritados com portal de ‘valores esquecidos’ e Banco Central deve realizar mudanças (Imagem: FDR)

Sobre isso, o Banco Central disse que a previsão de tempo de espera deve cair, uma vez que a autoridade  vem “adequando o cálculo” para refletir a “experiência real” do usuário. No entanto, ao acessar o sistema, se vê que o tempo de fila mostrado é superior ao que realmente o usuário precisa aguardar para fazer sua consulta.

“Como é comum em sistemas que recebem uma enorme quantidade de acessos em curto espaço de tempo, o SVR organiza automaticamente uma fila e informa ao usuário sua posição e previsão de atendimento”, explicou o BC em nota remetida ao Valor Investe.

Ainda segundo a autoridade monetária, nas primeiras horas de operação, quando o usuário consegue entrar no sistema, o tempo para os usuários solicitarem seus recursos “tem sido menor que o esperado”. “O SVR está funcionando a plena carga para atender a todos os interessados em recuperar os recursos ‘esquecidos’ no sistema financeiro”, disse segundo o Valor.

“Naturalmente, passadas as primeiras horas de funcionamento a demanda deve diminuir e, consequentemente, as filas. O BC tranquiliza os cidadãos de que os recursos permanecerão a sua disposição pelo tempo que for necessário e que todos serão atendidos o mais rapidamente possível, sem necessidade de agendamento de horário certo como na primeira fase, em 2022”, finalizou o BC na nota remetida ao valor Investe.

Da segunda, 28 de fevereiro, até esta segunda, 6, já foram contabilizados 23,8 milhões de acessos. Deste total 6,9 milhões (29%) tiveram resultados positivos e 16,8 milhões (71%) tiveram resultados negativos.

Consultas

Foi ressaltado pelo Banco Central que o único site para fazer consultas e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.