Saque do FGTS para a compra da casa própria passa por mudanças na Caixa

Entre as opções de saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) está o de uso para a compra da casa própria. A ideia é que os trabalhadores que tenham saldo suficiente possam usá-los para dar entrada no valor final do imóvel, abater as parcelas do financiamento, e reduzir a quantia que ainda pode ser financiada. No entanto, existem algumas condições para conseguir esse valor. 

Saque do FGTS para a compra da casa própria passa por mudanças na Caixa
Saque do FGTS para a compra da casa própria passa por mudanças na Caixa (Imagem: FDR)

O pedido de saque do FGTS para a compra da casa própria deve ser feito na Caixa Econômica Federal. Esse é o banco operador do fundo de garantia, e que cuida do funcionamento dessas contas. Não é possível usar o saldo para compra de imóvel comercial ou rural, para reformar a casa e comprar material de construção. O imóvel deve ser habitado pelo titular da conta e não por terceiros.

Condições para saque do FGTS na compra de imóvel

A Caixa estabelece condições que determinam quando o saque do FGTS poderá ser feito para aquisição da casa própria

Para o comprador:

Para o imóvel:

Como usar o FGTS na compra da casa própria

Existem três opções de saque do FGTS para comprar a casa própria.

Compra de imóvel

Como entrada do valor do imóvel, ou equivalente a parte do valor total.

Amortização ou liquidação do saldo devedor

Para quitar totalmente  ou amortizar sua dívida, tanto para contratos firmados no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH), como para contratos firmados, a partir de 12/06/2021, no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Pagando parte das prestações do financiamento

Liquidando em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos, tanto para contratos firmados no SFH, como no SFI.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile