Conheça a mulher que é uma ‘peça fundamental’ para o sucesso do Nubank

O Nubank foi fundado em 2013 e em menos de dez anos se tornou um dos maiores bancos do país. A fintech tem entre seus fundadores uma brasileira, que também figura na lista Fortune 40 under 40 no ano de 2020. Conheça abaixo mais sobre ela.

 Cristina Junqueira

Cristina é uma profissional reconhecida por sua trajetória em grandes empresas, como o banco Itaú. Ela foi reconhecida pela revista britânica FinTech Magazine e como a segunda mulher mais importante do mundo no universo das fintechs em março de 2021. O ranking “Top 100 Women in Fintech” veio para reconhecer a importância que diversas mulheres possuem no desenvolvimento da indústria de serviços financeiros digitais.

Junqueira nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, e ainda bem jovem, foi com os pais para o Rio de Janeiro. Após o vestibular, a profissional retornou para São Paulo para estudar engenharia de produção na Universidade de São Paulo, USP.

Em 2004, começou a atuar como analista de sistemas no Unibanco e como consultora interna na Booz Allen Hamilton. Em 2007, Cristina se mudou para os Estados Unidos, onde estudou finanças e marketing na Northwestern Univesity.

Ao voltar para o Brasil um ano depois, ela assumiu o posto de superintendente de negócios no Itaú Unibanco, onde atuou por cerca de um ano na área de seguros para pequenas e médias empresas (PMEs).

Já em 2012, a profissional passou a trabalhar na área de cartões da instituição. Ela trouxe ideias inovadoras para o segmento, mas suas ideias não foram aceitas internamente. Logo depois, em 2013, ela saiu do Itaú Unibanco para criar o Nubank.

Nubank 

Em 2013, Cristina Junqueira, David Vélez e Edward Wible criaram juntos o Nubank. Da mesma forma que seus sócios, Junqueira entendia que os bancos no Brasil cobravam taxas elevadas por um serviço inferior. O projeto Nubank foi criado justamente para ir contra  as taxas bancárias  latas cobradas no Brasil.

Já em seus primeiros anos de existência, o Nubank mostrou a que veio e conseguiu conquistar  um grande número de clientes para o seu portfólio.

Cristina figura entre as principais executivas do Brasil e possui uma fortuna estimada de R$ 6,3 bilhões.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.