Caixa libera saque-aniversário do FGTS para novo grupo esta semana; veja regras e valores

Pontos-chave
  • O saque-aniversário do FGTS para aniversariantes de março está disponível desde o dia 1º deste mês.;
  • Os optantes por esta modalidade podem acessar os valores depositados em conta durante os dois meses subsequentes, ou seja, até o dia 31 de maio;
  • Também em março, continua disponível o resgate do saque-aniversário do FGTS de direito dos trabalhadores nascidos no mês de janeiro até o dia 31.

Um novo grupo de trabalhadores passa a ter direito ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) a partir desta semana. Trata-se dos aniversariantes do mês de março, que terão acesso a uma parte dos valores depositados na poupança. 

Caixa libera saque-aniversário do FGTS para novo grupo esta semana; veja regras e valores
Caixa libera saque-aniversário do FGTS para novo grupo esta semana; veja regras e valores. (Imagem: FDR)

O saque-aniversário do FGTS para aniversariantes do mês de março está disponível desde o dia 1º deste mês. Os optantes por esta modalidade podem acessar os valores depositados em conta durante os dois meses subsequentes, ou seja, até o dia 31 de maio.

Também em março, continua disponível o resgate do saque-aniversário do FGTS de direito dos trabalhadores nascidos no mês de janeiro até o dia 31.  O saque-aniversário do FGTS foi lançado em 2020, possibilitando a retirada parcial do saldo que compõem o Fundo de Garantia. Anualmente, até 50% dos valores em contas ativas e inativas podem ser resgatados. 

A modalidade foi bem recebida pela parcela de trabalhadores brasileiros ansiosa por reaver alguma quantia retida pela poupança. O dinheiro é capaz de suprir necessidades emergenciais ou pontuais, tendo em vista que o cidadão já sabe quando irá recebê-lo, ao contrário das outras modalidades. 

O saque-aniversário do FGTS para aniversariantes de março está disponível desde o dia 1º deste mês. O período mensal se refere ao prazo de solicitações feitas por trabalhadores ainda vinculados à modalidade tradicional de resgate, o saque por rescisão

SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS É LIBERADO PARA OS TRABALHADORES. VEJA COMO SACAR O VALOR DA SUA CONTA!

Quem pode receber o saque-aniversário pelo FGTS?

Basicamente, todo o trabalhador formal que normalmente teria direito a outras modalidades do fundo, também pode resgatar o saque-aniversário pelo FGTS. São eles:

FGTS 2023: QUEM TEM DIREITO, CALENDÁRIO DE SAQUE, DOCUMENTOS E COMO CALCULAR RESCISÃO

Quais são as regras do saque-aniversário pelo FGTS

O trabalhador deve cumprir as regras gerais do programa para fazer o resgate no mês de aniversário. Depois, é importante ter o conhecimento do saldo depositado em conta. É importante estar ciente de que, este modelo impede o trabalhador de realizar o saque rescisório do FGTS mesmo se ele for demitido sem justa causa

Isso porque, o prazo de vigência do saque-aniversário pelo FGTS é de dois anos, período no qual ele fica impossibilitado de efetivar uma nova troca no modelo de saque do FGTS.

Mas ainda assim, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador que optou pelo saque-aniversário continua tendo direito à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado no fundo.

Solicitação do saque-aniversário pelo FGTS

Quem tiver interesse em passar a se beneficiar do saque-aniversário pelo FGTS precisa fazer o download do aplicativo do FGTS, fazer login com a conta vinculada à Caixa e selecionar a opção “Saque Aniveresário”. Ao efetivar a escolha por este modelo de saque, é preciso permanecer vinculado a ele durante o período mínimo de 24 meses.

Calendário do saque-aniversário pelo FGTS 2023

Abaixo, confira o calendário do saque-aniversário do FGTS 2023:

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile