Como funciona o sistema de cotas do ProUni?

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Inscrições no Prouni 2023 serão encerradas em breve pelo Ministério da Educação. primeira edição desse ano oferece ao todo 288.112 bolsas de estudos, entre parciais e integrais. Entenda melhor o funcionamento do sistema de cotas do programa.

FDR Responde: Como funciona o sistema de cotas do ProUni?
FDR Responde: Como funciona o sistema de cotas do ProUni?(Imagem: FDR)

O Programa Universidade para Todos realiza anualmente duas seleções com oferta de bolsas de estudos para estudantes que concluíram o ensino médio e fizeram o ENEM. Nessa primeira edição do ano, o ProUni disponibiliza 209.758 bolsas integrais e 78.354 parciais.

Como funcionam as cotas no Prouni?

O programa oferece vagas através do sistema de cotas para os seguintes grupos: pessoas com deficiência, e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

De modo geral, você precisa selecionar a modalidade que pretende concorrer e deve atender aos requisitos dela, afinal, será necessário comprovar as informações depois.

Ao escolher concorrer através do sistema de cotas você concorre diretamente com as pessoas que selecionaram essa mesma modalidade.

É importante lembrar que, além de atender aos requisitos do tipo de cota selecionado, o estudante também precisa atender aos requisitos gerais do programa.

Ou seja, ele deve ter feito o ENEM de 2021 ou 2022; obtido nota superior a 450 pontos; não ter zerado a redação e atender aos critérios de renda utilizados para a concessão das bolsas:

  • Para concorrer à bolsaintegral (100%), o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Para a bolsaparcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Cronograma do Prouni 2023

  • Inscrição: de 28 de fevereiro a 3 de março;
  • Resultado da 1ª chamada: 7 de março;
  • Comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 1ª chamada: de 7 a 16 de março;
  • Resultado da 2ª chamada: 21 de março;
  • Comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 2ª chamada: de 21 a 30 de março;
  • Prazo para manifestar interesse em participar da Lista de espera: 5 e 6 de abril;
  • Resultado: 10 de abril;
  • Comprovação das informações da inscrição para os participantes da lista de espera: de 10 a 19 de abril.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com