SiSU 2023: Fui aprovado numa instituição, qual o próximo passo?

Resultado do SiSU 2023 já foi divulgado pelo Ministério da Educação, agora, os estudantes selecionados devem ficar atentos as próximas etapas para garantir a vaga. Programa ofereceu mais de 200 mil vagas e superou a primeira edição de 2022 em número de inscritos.

SiSU 2023: Fui aprovado numa instituição, qual o próximo passo?
SiSU 2023: Fui aprovado numa instituição, qual o próximo passo? (Imagem: FDR)

Segundo o Ministério da Educação, 1.054.474 estudantes se inscreveram no SiSU 2023 para concorrer a uma das 226.399 vagas. Com o programa os participantes têm a oportunidade de estudar em uma instituição pública, em muitas delas essa é única forma de ingresso.

Fui aprovado no SiSU e agora?

Se você conquistou uma vaga através do programa, parabéns! Agora é a hora de garantir ela fazendo a matrícula diretamente com a instituição em que foi aprovado.

Vale lembrar que essa é uma lista geral, ou seja, se você foi selecionado através do sistema de cotas, precisa conferir a lista de documentos exigidos na sua modalidade de concorrência.

Por exemplo, para os candidatos que foram aprovados para as vagas voltadas as pessoas com deficiência é necessário entregar laudos médicos que comprovem essa condição.

Assim, aprovados para as vagas voltadas aos estudantes da rede pública, pessoas negras, indígenas e quilombolas devem conferir qual a documentação necessária.

ENEM 2023: INSCRIÇÃO ONLINE, CALENDÁRIO, HORÁRIO DAS PROVAS, EDITAL, NOTAS E PROVA DIGITAL

A matrícula dos aprovados no SiSU 2023 deve ser feita entre os dias 2 e 8 de março, sendo necessário conferir os procedimentos junto a instituição de ensino, pois, a matrícula pode ser feita virtualmente ou presencialmente.

Fui aprovado na segunda opção de curso do SiSU posso participar da lista de espera?

Não, apenas quem não foi aprovado em nenhuma das duas opções poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.

Mesmo que você não pretenda cursar a sua segunda opção em que foi aprovado, não terá direito de participar da lista de espera.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile