Em fevereiro, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou o lançamento de um novo cartão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A ferramenta ficará disponível a partir deste mês de março, oferecendo novos recursos e vantagens na hora de resgatar o benefício previdenciário.
De acordo com o ministro, o novo cartão do INSS trará uma série de vantagens aos segurados da autarquia, como passagens gratuitas e desconto em passagens aéreas. A ferramenta será gradativamente distribuída entre os milhares de cidadãos inscritos na Previdência Social, a partir deste mês de março.
“É um cartão que vai ter QR Code, vai estar disponível para os 37,5 milhões de beneficiários da previdência em todo o Brasil. O beneficiário vai poder pegar metrô do Rio, São Paulo e Ceará. Ou andar de ônibus. Em vez de cada local tirar uma autorização, esse cartão vai ter uma validade nacional”, explicou Lupi.
Atualmente, a Previdência Social contempla cerca de 37 milhões de brasileiros. Entretanto, estima-se que, no primeiro momento, o novo cartão do INSS somente fique disponível para aproximadamente 14 milhões de beneficiários.
Isto porque, a princípio, o recurso estará direcionado apenas para aqueles que possuem conta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. Contudo, Luppi já declarou que pretende ampliar o benefício futuramente para o montante total de contemplados pelo INSS.
De acordo com ministro, em breve, outros bancos também serão convidados a fechar parceria para oferecer o novo cartão do INSS aos seus clientes que recebem os pagamentos mensais do instituto.
Vantagens do novo cartão do INSS
Portanto, todos os aposentados e pensionistas do INSS terão direito ao novo cartão do INSS. No entanto, a princípio, a parceria dará acesso apenas àqueles que possuem conta no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Contudo, segundo o ministro, em breve a novidade será disponibilizada para correntistas de outros bancos.
À vista disso, o governo irá buscar parcerias para que o Cartão do Beneficiário, além dos benefícios que já são assegurados aos beneficiários do INSS, como transporte público, disponibilize descontos em cinemas, shows, passagens aéreas, hotéis e farmácias.