Lula lança programa para retirar o Brasil do mapa da fome; veja quem se beneficiará

Durante o discurso em que comemorava a vitória nas eleições presenciais, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) garantiu que tiraria o Brasil do mapa da fome. Os seus dois primeiros mandatos como presidente da República, de 2003 a 2010, foram marcados por fortes investimentos em assistência social. Agora, o presidente tem tomado algumas iniciativas, como a volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Lula lança programa para retirar o Brasil do mapa da fome; veja quem se beneficiará
Lula lança programa para retirar o Brasil do mapa da fome; veja quem se beneficiará (Imagem: FDR)

Nesta terça-feira (28) foi anunciado o retorno do Consea. Em 2014 foi esse programa que ajudou a garantir segurança alimentar de milhares de pessoas, e também garantiu a saída do Brasil do mapa da fome. Esse foi justamente um ponto que o presidente Lula bateu por diversas vezes durante a campanha eleitoral, prometendo que reverteria o caso de pobreza do país.

De acordo com apuração da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgada em julho de 2022, desde 2018 o Brasil voltou aos patamares que enquadram o país no Mapa da Fome. Isso porque, desde aquele ano o percentual de pessoas que não têm certeza sobre quando farão a próxima refeição está acima da média mundial.

A ONU mostrou que de 2019 a 2021, 61 milhões de brasileiros enfrentaram dificuldades para se alimentar. Para o presidente Lula, o retorno do Consea será “essencial” para o que ele chama de “vencer a fome”. A nutricionista Elisabetta Recine, que comandava o colegiado até ser extinto por Jair Bolsonaro (PL), voltará a ser presidente do programa.

Como o Brasil vai sair do mapa da fome

O governo Lula tem feito alguns investimentos com o intuito de tirar o Brasil do mapa da fome, e garantir segurança alimentar para os mais vulneráveis. Além da criação e melhoria em benefícios sociais, o Conselho Consea deve servir para tratar desse assunto com maior prioridade.

Esse programa atua com duas bases principais:

Também faz parte da responsabilidade do Conselho, controlar o estoque de alimentos e monitorar ações e políticas públicas.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile