Estes estudantes já podem se inscrever no Exame Estadual de Certificação da Rede CEJA

Os estudantes interessados em concluir os ensinos fundamental e médio já podem se inscrever para o exame estadual de certificação da Rede CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos).

Conhecido como “Provão do CEJA”, nesta edição serão disponibilizadas 500 vagas por escola, no Rio de Janeiro, totalizando 29 mil, e é preciso ter matrícula ativa para fazer a prova, que será aplicada em maio.

De acordo com João Carrilho, presidente da Fundação Cecierj, a rede CEJA promove mais uma oportunidade para quem deseja concluir os ensinos fundamental e médio através da realização do exame estadual de certificação.
“Dá tempo de aprofundar os estudos e, em maio, fazer a prova e sair com o diploma em mãos. E, aqueles que ainda não estão matriculados, não podem perder tempo e devem procurar a escola para efetivar a matrícula e ter a chance de participar do Provão do CEJA”, comenta Carrilho.

Como se inscrever

A inscrição é gratuita e deve ser feita até o dia 14 de abril, na secretaria de uma das 59 escolas da rede estadual que integram a Rede CEJA, administrada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Rio de Janeiro. O candidato vai poder se inscrever em um único nível de ensino (fundamental ou médio).
O certificado será concedido ao aluno que passar na prova, a ser realizada por área de conhecimento: Ciência da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química), Matemática e suas Tecnologias (Matemática), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Geografia e História) e Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Língua Inglesa).
Os parâmetros de avaliação e certificação são os definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Esta será a segunda edição do Provão do CEJA, que voltou a ser realizado após 20 anos com a publicação da portaria nº 569 de 26 de maio 2022, que definiu normas de avaliação do desempenho escolar e estabeleceu regras para a regularização da vida escolar dos alunos da Rede CEJA no âmbito do estado do Rio de Janeiro.

Victor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.