Prouni que garante acesso GRATUITO nas universidades tem inscrições iniciadas

Começa nesta terça-feira (28) o período de inscrições no PROUNI (Programa Universidade para Todos). Por meio desse programa os candidatos podem buscar bolsas de estudos de 50% ou 100% em instituições privadas. Para isso deverão usar a nota que foi conquistada no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Serão ofertadas 288.112 bolsas, das quais, 209.758 integrais e 78.354 parciais.

Prouni que garante acesso GRATUITO nas universidades tem inscrições iniciadas
Prouni que garante acesso GRATUITO nas universidades tem inscrições iniciadas (Imagem: FDR)

Como de costume as inscrições no Prouni serão online, por meio do site oficial do programa. Por meio desse programa os brasileiros conseguirão ingressar no ensino superior em instituições privadas, mas contando com a redução de 50% do valor da mensalidade, e até mesmo de 100% do valor. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), são 14.346 cursos de graduação de 995 instituições em todos os estados e no Distrito Federal.

Para descobrir se a instituição de interesse tem bolsas de estudos disponíveis, o candidato pode consultar a disponibilidade. Basta acessar o site do Prouni e clicar em “Consulta de bolsas”. Em seguida é possível fazer a busca pelo nome do curso, pelo município ou pela universidade desejada.

Com a nota do ENEM o candidato vai disputar a vaga desejada dentro do curso escolhido em determinada instituição, classificando aqueles. Existe a oportunidade de tentar a vaga por ampla concorrência, ou por sistema de cotas. Aqueles que obtiverem a melhor nota no Exame, têm mais chances de conseguir a bolsa.

Quem pode fazer a inscrição no PROUNI?

Antes de fazer a inscrição no PROUNI que começa nessa terça-feira (28), os interessados precisam saber se cumprem com os requisitos de acesso ao programa. As condições são:

  • Ter participado das duas últimas edições do ENEM (2022 ou 2021);
  • Obtido no mínimo 450 pontos na prova;
  • Ter cursado:
    1. o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
    2. o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    3. o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    4. o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
    5. o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Como fazer inscrição no Prouni 2023

As inscrições no Prouni vão de 28 de fevereiro a 3 de março. Por isso, os interessados devem estar ligados no prazo para não perder a oportunidade. A nota de corte, aquela que classifica os inscritos, será atualizada durante esse período conforme novas candidaturas são feitas.

  • Entre no site do Acesso Único do MEC e clique em “Prouni”;
  • Agora, selecione “Inscrições”;
  • Faça login com CPF e senha no Gov.br;
  • Preencha a ficha de inscrição escolhendo curso e instituição de ensino, além da modalidade da bolsa.

A primeira lista de classificados será publicada em 7 de março.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com