O Mercado Livre é uma das principais plataformas de venda de produtos do mundo e está em constante crescimento. Os bons resultados ficaram ainda mais evidentes após a divulgação dos resultados no 4º trimestre do ano passado.
A plataforma obteve uma receita líquida de US$3 bilhões no quarto trimestre de 2022, o que representa um aumento de 40,9% em dólar e de 56,5% em moeda constante, quando comparamos com o mesmo trimestre do ano anterior.
Considerando todo o ano de 2022, a receita líquida total do Mercado Livre foi de US$ 10,5 bilhões, um aumento de 49,0% em dólar na mesma comparação anual. O Brasil responde por cerca de 54% da receita líquida total do Mercado Livre, tendo alcançado US$ 5,6 bilhões no ano passado, um crescimento de 44,6% ante 2021.
Diante do crescimento contínuo das margens brutas ano após ano, o lucro bruto do Mercado Livre alcançou cerca de US$ 1,4 bilhão no quarto trimestre, um crescimento de 70,9% em dólar na comparação com o mesmo período de 2021. No ano passado, o lucro bruto consolidado bateu US$ 5,1 bilhões, um aumento de 47,7% em dólar na comparação com o ano anterior. O lucro operacional, por sua vez, foi de US$ 349 milhões no quarto trimestre, um aumento de 139,1% em dólar, batendo novo recorde no período.
Em todo o ano passado, o lucro operacional da plataforma atingiu US$ 1,0 bilhão, um crescimento de 134,5% em dólar ante 2021. O lucro líquido atingiu os US$ 164,7 milhões no quarto trimestre, 473,1% acima na comparação anual. No ano passado, o lucro líquido consolidado foi de US$ 481,9 milhões, um aumento de 478,6% em dólar na comparação com 2021.
Clientes
O Mercado Pago atingiu no quarto trimestre do ano passado, a marca de mais de 43,7 milhões de usuários ativos, um crescimento de 26,8%. A empresa obteve crescimento em todos os mercados da América Latina, ficando acima da marca de 40 milhões.
“Fortalecemos a liderança do nosso e-commerce, com ganho de participação de mercado por toda operação, sobretudo no Brasil e México. Esforços combinados garantiram ainda competitividade de sortimento e de preço, além de envio rápido, assim como o uso de publicidade digital melhorou a monetização do marketplace. Em fintech, consolidamos nossa oferta completa de serviços financeiros, após 18 meses de intenso desenvolvimento tecnológico, o que contribuiu para a inclusão financeira de milhões de pessoas, que passam a ter tudo em um único lugar, de cartões e pagamentos, até seguros e investimentos”, disse ao portal E-commerce Brasil, Andre Chaves, vice-presidente sênior de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo do Mercado Livre.