Se você quer economizar, fique longe destes carros

Pontos-chave
  • Saiba os 10 carros que mais gastam combustíveis
  • Falta de manutenção pode aumentar o consumo de combustível

Em tempos como os atuais é preciso tentar economizar o máximo possível. Se você está pesando em comprar uma carro, é preciso saber se ele é um modelo mais econômico ou se consome muito combustível. Para te ajudar com isso, saiba abaixo quais são os carros que mais gastam combustível no Brasil, de acordo com o Inmetro.

Os carros que mais gastam combustível foram listados na tabela 2023 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro. O documento possui informações sobre eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases de todos os carros de passeio, picapes e utilitários a venda no país.

É importante lembrar que desde a publicação da Portaria Inmetro Nº 377/2011, os modelos a de carro a combustão já informam os valores na etiqueta e nas divulgações devidamente ajustados para refletir o uso real em quilometragem por litro (km/l). Confira os modelos que ais gastam combustível.

10 veículos que mais gastam combustível

  • 10º Lugar – Volkswagen T-Cross, modelo Highline 250TSI automático, motor 1.4-16V
  • 9º Lugar – Chevrolet Onix, versão 10TAT RS (produzidos até Jan/23), motor 1.0T – 12 V
  • 8º Lugar – Nissan Versa, modelo Sense, motor 1.6-16V
  • 7º Lugar – VW Virtus, modelo GTS 250TSI automático, motor 1.4-16V
  • 6º Lugar – VW Polo, modelo GTS 250TSI automático, motor 1.4-16V
  • 5º Lugar – Nissan Versa, modelo Advanced, motor 1.6-16V
  • 4º Lugar – Honda HR-V, modelo Advanced, motor 1.5T-16V,
  • 3º Lugar – Peugeot 208, modelo Allure AT, motor 1.6-16V
  • 2º Lugar – Renault Logan, modelo ZEN16CVT, motor 1.6 – 16V
  • 1º Lugar – Chevrolet Spin, modelo 1.8L AT LTZ5, motor 1.8L – 8V

Manutenção 

De acordo com Denis Marum, engenheiro mecânico, as pessoas precisam saber que existem veículos que consomem combustíveis diferentes um do outro por conta da potência do motor, do peso do carro e da relação câmbio e motor.

O profissional diz que as montadoras estão sempre disputando para oferecer o carro que faz mais quilômetro por litro, no entanto, se o motorista não cuida e não mantém a manutenção do veículo em dia, esta vantagem acaba se perdendo.

“O motorista que não sabe cuidar do carro e não sabe dirigir corretamente, vai nivelar seu veículo de selo A com um de selo E”, disse ele a CNN.

Segundo Denis, em um teste que ele participou juntamente com outros profissionais, foi possível medir a eficiência energética dependendo de quem estava conduzindo.

“Tiveram motoristas que consumiram até 40% a mais de combustível devido à maneira de dirigir. Outro resultado da pesquisa mostrou que carros com manutenção em dia consomem 30% menos do que os sem manutenção”, disse ele a CNN.

O profissional afirmou ainda que o motorista que não realiza revisão, deixa a suspensão com folga, as rodas desalinhadas, desbalanceadas, não troca a vela, entre outras coisas, acaba fazendo o  carro gastar mais combustível.

“Ele não gasta para fazer a revisão, mas, por outro lado, acaba gastando no consumo de combustível. Calibragem de pneus é outro item importantíssimo. Toda vez que o motorista vai abastecer, tem que calibrar”, disse ele.

Carros mais econômicos 

Agora, também é válido saber quis são os carros mais econômicos neste ano, de acordo com o Inmetro

  • 10) Renault Sandero – Life/ Sedition – Motor 1.0 – 12V
  • 9) VW Voyage – modelo MPI, motor 1.0 – 12V
  • 8) Chevrolet Onix, modelo 10MT HB, motor 1.0 – 12V
  • 7) Chevrolet Onix Plus, modelo 10 T MT, motor 1.0 turbo
  • 6) Fiat Mobi, modelo Easy, motor 1,8 – 8V
  • 5) Fiat Cronos, modelo Drive, motor 1.0 – 6 V
  • 4) VW Polo, modelo TSI manual, motor 1,0 – 12 V
  • 3) Chevrolet Onix Plus, modelo 10 MT LT, motor 1.0 – 12 V
  • 2) Peugeot 208, modelo LIKE MT, motor 1,0 – 6 V
  • 1) Renault Kwid, modelo Zen/Intense, motor 1,0 – 12 V

De acordo com Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios da JATO Dynamics, atualmente está mais simples para o consumidor saber como é a performance do carro.

“Até 2013, com o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (o Inovar-Auto), as montadoras não eram obrigadas a divulgar o consumo de seus veículos e apenas o faziam como forma de publicidade”, disse ele à CNN.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.