Estudantes terão a oportunidade de concorrer a vagas em seis universidades públicas através de um vestibular unificado. Ao todo a seleção oferece 2.292 vagas em diversos cursos de graduação, todos na modalidade de educação à distância através do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Seis universidades públicas do Paraná se uniram para oferecer vagas através de um mesmo vestibular unificado. Ao todo, são ofertadas 2.292 vagas na modalidade de educação a distância (EAD), em polos de apoio presencial em Curitiba e em 47 cidades do interior paranaense.
A seleção conta com reserva de vagas para os seguintes grupos: professores em exercício na educação básica (licenciaturas); servidores públicos (tecnológicos); cotas sociais e raciais, nas categorias: aluno de escola pública; pessoa com deficiência (PCD); pessoa negra; e pessoa negra oriunda de escola pública.
Vestibular unificado no Paraná
As vagas são oferecidas pela: Universidades Estadual de Londrina (UEL); Universidades Estadual de Maringá (UEM); Universidades Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidades Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidades Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidades Estadual de do Norte do Paraná (UENP)
A seleção vai preencher vagas em 13 graduações:
- Sete licenciaturas licenciatura em Ciências Biológicas, Computação, Física, História, Letras Português Inglês, Matemática e Pedagogia;
- Cinco cursos de tecnologia em Gestão Pública;
- Um curso de tecnologia em Segurança Pública.
“A ideia é fortalecer o ensino superior paranaense, a partir da ampliação da oferta de cursos e vagas, inclusive na modalidade de educação a distância, que proporciona mais autonomia e possibilidade de acesso ao diploma de nível superior”, comenta a coordenadora da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), professora Maria Aparecida Crissi Knuppel.
As provas do vestibular unificado 2023 serão aplicadas no dia 19 de março em Curitiba e outras 19 cidades: Bela Vista do Paraíso; Cascavel; Cerro Azul; Engenheiro Beltrão; Foz do Iguaçu; Guarapuava; Ivaiporã; Jacarezinho; Laranjeiras do Sul; Londrina; Maringá; Paranavaí; Pato Branco; Ponta Grossa; Pontal do Paraná; São João do Ivaí; Siqueira Campos; Telêmaco Borba; e Umuarama.
As inscrições podem ser feitas até 1º de março pelo site do processo seletivo com pagamento de taxa no valor de R$ 92.
A primeira lista de classificados deve ser divulgada no dia 31 de março.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.