PIS/PASEP retoma o calendário de pagamentos determinando ordem de saque

Começou nesse mês de fevereiro o calendário de pagamentos do PIS/PASEP. O benefício vai contemplar quem trabalhou no ano de 2021 e cumpriu com os requisitos. O cronograma determina que o resgate do valor pode ser feito até 28 de dezembro, mas o fim dos depósitos acontece antes, em julho. Para receber é preciso procurar a agência bancária que libera o abono.

PIS/PASEP retoma o calendário de pagamentos determinando ordem de saque
PIS/PASEP retoma o calendário de pagamentos determinando ordem de saque (Imagem: FDR)

São pelo menos 22,9 milhões de pessoas com direito de receber o PIS/PASEP nesse ano. A maioria são de trabalhadores da iniciativa privada, somando 20 milhões. O número de funcionários públicos que terão acesso ao benefício é menor, são 2,9 milhões. Os dois grupos, porém, devem seguir as mesmas regras que dão acesso ao pagamento. 

É preciso ter trabalhador por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2021, tendo prestado serviço para pessoa jurídica que é contribuinte do PIS/PASEP. São contemplados apenas aqueles cuja remuneração não ultrapassou dois salários mínimos por mês. Além de ter sido inclusos na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), atuando com registro há no mínimo cinco anos.

Caso cumpra com os requisitos mencionados no ano-base, que é 2021, o trabalhador deve ter sido incluso no PIS/PASEP desse ano. Não serão contemplados empregados domésticos, trabalhadores rurais e urbanos que prestam serviço para pessoa física.

Ordem de saque do PIS/PASEP

O máximo a ser recebido pelo PIS/PASEP é de R$ 1.302 por doze meses de trabalho em 2021. Caso o salário mínimo seja reajustado em maio desse ano, como o governo federal prevê, o abono também vai subir. Nesse caso, a quantia máxima vai chegar a R$ 1.320.

O saque do PIS (Programa de Integração Social) é feito na Caixa Econômica, enquanto o resgate do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) acontecerá no Banco do Brasil. É permitido usar os canais online (Caixa Tem ou App do BB), ou receber presencialmente nas agências.

Pagamento PIS

Pagamento PASEP

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile