- O Governo Federal possibilita a emissão da 2ª via online do RG em caso de perda, furto ou quando o prazo de validade de 10 anos expira;
- Na 2ª via do RG, o cidadão ainda tem a possibilidade de acrescentar os números do CPF e Cartão Cidadão;
- Meios de solicitação da segunda via pode variar de um estado para outro.
No Carnaval a folia rola solta nos bloquinhos e demais festividades propícias para alguns imprevistos. Em épocas como essa é alto o número de pessoas que perdem documentos pessoais extremamente importantes para a rotina, como o registro geral (RG).
A boa notícia é que o Governo Federal possibilita a emissão da 2ª via online do RG. Lembrando que uma nova versão do documento pode ser obtida em caso de perda, furto ou quando o prazo de validade de 10 anos expira, gerando a necessidade de renovação.
Na 2ª via do RG, o cidadão ainda tem a possibilidade de acrescentar os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e até mesmo do Cartão Cidadão, facilitando a identificação durante uma consulta médica ou atendimento bancário, por exemplo. Cabe destacar que na hipótese de perda ou roubo, é importante registrar um boletim de ocorrência (BO) para obter a isenção da taxa de renovação.
O que é o RG?
O registro geral (RG) é um documento de identificação com número, foto e a marca digital do cidadão. No documento constam:
- Nome completo;
- Nome dos pais;
- Data de nascimento;
- Local e região de nascimento.
Para fazer o RG é necessário responder a algumas perguntas pessoais e coletar as digitais. Em seguida, os dados são armazenados nos bancos de informações de órgãos públicos. O documento mostra que o cidadão é uma pessoa única, assim outra pessoa não terá a mesma sequência de números, nem as digitais, obviamente.
Documentos necessários para a 2ª via do RG
- Duas fotos 3×4 originais e recentes;
- Certidão de nascimento original ou cópia simples;
- Certidão de casamento original ou cópia simples (caso você seja casado/a);
- Boletim de ocorrência (BO) original ou cópia simples (em caso de roubo ou furto);
- CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal – para pagamento da taxa de segunda via, ou caso você queira que o número apareça no RG;
- Cartão Cidadão original – se você quiser que o número apareça no novo RG, podendo ser substituído por PIS ou PASEP.
Emissão online da 2ª via do RG
Em cada Estado, a segunda via da identidade é solicitada de uma maneira. A sugestão é acessar o site do governo do Estado ou da Polícia Civil e verificar se há algum menu específico para o serviço. Veja alguns exemplos de Estados:
São Paulo
A segunda via da identidade no Estado de São Paulo pode ser solicitada presencialmente ou por meio do totem do Poupatempo. O Estado cobra uma taxa de R$47,96. Caso o cidadão opte por receber o documento pelos correios, terá de pagar mais R$9,09.
Nos totens de autoatendimento, a taxa cobrada pode ser paga por cartão de débito ou boleto bancário. Em uma unidade do Poupatempo a pessoa paga a emissão do RG em dinheiro ou cartão de débito, e a taxa dos correios em dinheiro ou cartão de débito no Banco do Brasil.
Se o RG foi emitido antes de agosto de 2014, ou se precisar alterar os dados ou até mesmo solicitar a primeira via no Estado de São Paulo, a pessoa interessada no documento deverá agendar atendimento presencial.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro é possível tirar a segunda via simplificada do RG. O interessado pode fazer a solicitação no posto de atendimento. A taxa de emissão é de R$46,15. O prazo de entrega é de até sete dias úteis a partir da data do requerimento.
Se a última via do RG foi impressa pelo Detran a partir do dia 5 de abril de 2019 e a data de emissão é de menos de 3 anos, dá para solicitar a segunda via pelo site do Estado. Neste caso não há necessidade de agendamento, mas apenas seguir as dicas que separamos a seguir:
- Emita o boleto para o pagamento da taxa;
- Acesse o site do Detran;
- Informe os dados solicitados;
- Compareça ao posto de atendimento selecionado para retirar o documento.
Santa Catarina
Para a emissão da segunda via do RG em Santa Catarina, o cidadão deverá:
- Acessar o site do IGP de Santa Catarina;
- Clicar em “Agendar atendimento para Carteira de Identidade”;
- Escolher o município e o local desejados;
- Selecionar o dia e horário desejado;
- Informar os dados solicitados;
- Escolher a forma de retirada do documento.
Também é importante pagar o valor da taxa de R$44,79. O prazo para a retirada do documento é de 5 a 20 dias úteis.
Distrito Federal
Os atendimentos são realizados presencialmente nos Postos de Identificação Biométrica (PIB) e nos postos do Na Hora do Distrito Federal. Para agendar, basta acessar o link: https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade#agendar.
RGs emitidos a partir do dia 1 de julho de 2016, sem alteração de dados, pode ser solicitado somente sua reimpressão. Neste caso, não é necessário agendamento.
É preciso desembolsar R$ 42,00 para a emissão da segunda via do RG. A retirada ocorre no local escolhido previamente pelo solicitante. É possível acompanhar a solicitação pelo link: https://segundaviafacil.pcdf.df.gov.br/acompanhar-solicitacao.
Minas Gerais
Para a emissão da segunda via do RG em Minas Gerais é necessário fazer o agendamento online, tanto pelo site Cidadão MG ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS, ou por um Terminal de Autoatendimento (Totem). Basta preencher os dados solicitados e agendar seu atendimento.
O agendamento em Postos de Identificação do interior deve ser feito por telefone ou e-mail da unidade. O valor da taxa para a emissão do documento é de R$ 95,41. Há duas maneiras de ter o documento: por entrega ou retirada no local de atendimento. O prazo para a entrega do documento é de até 7 dias úteis.