Depois do governo federal anunciar que o pagamento do Bolsa Família seria antecipado para todos os grupos que residem em seis cidades do litoral paulista, foi a vez de fazer o mesmo com pensões e aposentadorias. A ideia é beneficiar as pessoas que residem nas áreas que foram atingidas pelas fortes chuvas do último sábado (18). Para isso, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai mudar seu calendário.
O Ministério da Previdência Social confirmou que uma portaria para garantir a antecipação foi assinada pelo ministro Carlos Lupi e pelo presidente interino do INSS, Glauco Andre Fonseca. Dessa forma, pelo menos 100 mil pessoas serão beneficiadas com o pagamento antecipado do seu benefício previdenciário. Com o valor em mãos esses grupos já podem começar a reorganizar suas vidas.
O temporal que aconteceu no último sábado (18) foi considerado o maior da história do Brasil. Atingindo principalmente as cidades do litoral norte do estado de São Paulo. O volume de chuva ficou maior que 750 mm em São Sebastião e Bertioga, o que causou deslizamentos, alagamentos e mortes. São 47 falecidos em São Sebastião e 1 morte de uma criança em Ubatuba.
Por conta dessa situação caótica, com mais de 2,5 mil desabrigados, o governo federal junto com os ministérios têm antecipado o recebimento de salários dessas pessoas. O INSS vai pagar R$ 220 milhões no adiantamento, beneficiando aposentados e pensionistas que residem em: Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.
Como vai funcionar a antecipação de salário do INSS
Para o calendário de pagamentos do INSS de fevereiro nada muda. O cronograma desse mês já está em andamento e termina no dia 7 de março. A antecipação corresponde a um mês de benefício, e estará disponível para resgate a partir de 27 de março para todos que recebem aposentadoria, pensão ou benefício assistencial. Benefícios temporários não fazem parte dessa ação.
O INSS vai depositar o salário de forma antecipada para todos, mas somente poderão receber aqueles que demonstrarem interesse pela antecipação. Para isso, de 17 a 20 de março os pensionistas deverão procurar o banco que recebem o salário previdenciário para solicitar o adiantamento.
Ainda vai ser publicada uma portaria contendo todas as informações que vão indicar como esse processo funcionará. Por exemplo, se esse pedido acontecerá exclusivamente de forma presencial ou se um canal de solicitações online será criado.