Realidade de uma estudante do Amazonas é vivida por diversos outros pelo país. Com nota máxima na redação do ENEM, a jovem perderá a vaga no seu curso dos sonhos. Entenda melhor os desdobramentos.
O sonho de todo estudante que faz as provas do Exame Nacional do Ensino Médio é conquistar a nota máxima na redação, o que é atingido por poucos. Um deles foi a estudante Rilary Coutinho, que tirou mil no ENEM 2022, mas, deve ficar de fora da universidade.
Jovem com nota máxima no ENEM perde vaga
Rilary Manoela Coutinho, de 18 anos, é moradora de Itapiranga, a cerca de 340 quilômetros de Manaus utilizou apenas livros emprestados pela escola para estudar.
O resultado foi a nota máxima na prova de redação.
No entanto, o sonho de cursar engenharia civil pode não ser realizado agora por questões financeiras.
O desempenho dela deve ser suficiente para conquistar uma vaga no curso desejado, que é oferecido na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a mais de cinco horas de viagem de Itapiranga; isso porque a família da jovem não tem condições de pagar as passagens diárias, nem de manter a estudante morando longe de casa.
“Antes mesmo de saber as pontuações do Enem, já tinha conversado com a minha família e dito que iria continuar estudando para fazer os vestibulares que são das próprias universidades e tentar ingressar somente em julho. Não consigo agora, no início do ano, por questões logísticas mesmo, como moradia e meio de transporte, iniciar uma faculdade em Manaus”, comenta ela.
A estudante está em uma situação parecida ao do seu irmão mais velho, que precisou trancar o curso de Engenharia de Software por não ter mais condições financeiras de continuar durante a pandemia da Covid-19.
Auxílio estudantil na UFAM
A Universidade Federal do Amazonas utilizou a sua página oficial para parabenizar Rilary pelo seu desempenho e relembrar a oferta de auxílios estudantis que possibilitam que estudantes em situação de vulnerabilidade estudem.
“Também divulgamos que o DAEST possui editais de apoio àqueles em vulnerabilidade socioeconômica, ofertando auxílio acadêmico, auxílio moradia, auxílio residência universitária, auxílio inclusão digital, auxílio creche, auxílio material acadêmico de alto custo e que o objetivo é garantir a permanência do(a) discente na universidade.
A UFAM possui 9 Restaurantes Universitários, ofertando refeição subsidiada à comunidade discente e gratuidade no café, almoço e jantar aos alunos que recebam nossos auxílios”, afirmou a UFAM.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.