No dia 28 de fevereiro, último dia do mês, a Receita Federal vai pagar restituição residual para mais de 179 mil contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda. Trata-se de pessoas que enviaram a declaração com erros ou faltando informações, e embora tivessem acesso a alguma quantia de restituição, não puderam receber. O dinheiro será transferido pelo método PIX.
Desde a última sexta-feira (17) os cidadãos que enviaram a declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), mas não receberam a restituição no lote regular, podem consultar se foram contemplados pela malha fina. A informação está disponível no site da Receita Federal e pode ser verificada por meio do número de CPF e data de nascimento.
A Receita vai desembolsar R$ 250 milhões para que mais de 179 mil pessoas tenham acesso ao pagamento. A restituição é um direito do contribuinte que indica na declaração quais foram seus gastos ao longo do ano, e mostra que eles foram suficientes para conseguir desconto no valor final de tributação. Esse desconto é dado por meio da restituição.
De forma regular são cinco pagamentos ao longo do ano, mas a Receita Federal faz o depósito esporádico de restituições retroativas. Esses pagamentos são para aqueles que enviaram a declaração do Imposto de Renda fora do prazo, ou caíram na malha fina por conta de erros.
Quem vai receber a restituição do Imposto de Renda?
No lote de restituição do Imposto de Renda que será pago em 28 de fevereiro, serão contemplados grupos prioritários e não prioritários. Nessa ordem:
- 4.256 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 30.651 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 2.977 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 10.146 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 131.035 contribuintes não prioritários.
Como consultar a restituição do IRPF
Quem ainda não foi contemplado com o pagamento da restituição, pode consultar se foi incluso nesse lote residual. O processo de consulta acontece online.
- Acesse o site da Receita e selecione a opção “Meu Imposto de Renda”;
- Em seguida, em “Consultar a Restituição” e “Iniciar”;
- Informe o número de CPF e data de nascimento do titular, além do ano de envio da declaração.
Nesse momento também é possível descobri qual valor de restituição.