- Banco Central decreta liquidação extrajudicial da financeira BRK e da PortoCred Financeira
- Saiba como recuperar seu dinheiro investido
Na última quarta, 15, foi decretado pela Banco Central a liquidação extrajudicial da financeira BRK. O motivo não foi revelado pelo BC. O mesmo aconteceu com a PortoCred Financeira. Diante disso, saiba como recuperar seu dinheiro investido.
Como recuperar meus investimentos?
Agora, para conseguir reaver os valores investidos, o investidor deve abrir um processo junto ao FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que assegura uma cobertura de até R$250 mil para restituir clientes de bancos que vão à falência.
O pedido de pagamento de garantias ordinárias pode ser efetuado através do aplicativo do FGC. O processo só tem início após as informações consolidadas dos clientes serem repassadas ao Fundo. A BRK Financeira possui uma base estimada de 42 mil credores com depósitos elegíveis ao pagamento da garantia, totalizando um montante de R$ 1,7 bilhão.
A Portocred, por sua vez, possui uma base estimada de 12 mil credores com garantias que totalizam R$521 milhões.
Esta cobertura é prevista para investimentos em produtos como conta corrente, poupança, CDB, RDB, LCI e LCA, para cada CPF ou CNPJ. Existe um limite de R$ 1 milhão, a cada período de quatro anos, para garantias pagas para cada CPF ou CNPJ.
De acordo com um levantamento realizado pela Quantum Finance, para os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) emitidos pelo BRK Financeira, existem ao menos 15 produtos , considerando a data base de 13 de fevereiro.
A informação de quando começará o pagamento das garantias, inclusive dos rendimentos das aplicações até o teto de R$250 mil, será publicada no site e nas redes sociais do Fundo Garantidor de Créditos.
CDBs emitidos pela BRK Financeira
Nome | Emissor nome | Indexador |
BRKL BRBRKLC00025 | BRK FINANCEIRA S.A. | DI |
BRKL BRBRKLC00033 | BRK FINANCEIRA S.A. | DI |
BRKL BRBRKLC00041 | BRK FINANCEIRA S.A. | DI |
BRKL BRBRKLC00074 | BRK FINANCEIRA S.A. | DI |
BRKL BRBRKLC00082 | BRK FINANCEIRA S.A. | Não Informado |
BRKL BRBRKLC00090 | BRK FINANCEIRA S.A. | DI |
BRKL BRBRKLC000A8 | BRK FINANCEIRA S.A. | Não Informado |
BRKL BRBRKLC000B6 | BRK FINANCEIRA S.A. | DI |
BRKL BRBRKLC000C4 | BRK FINANCEIRA S.A. | DI |
BRKL BRBRKLC000D2 | BRK FINANCEIRA S.A. | DI |
BRKL BRBRKLC000E0 | BRK FINANCEIRA S.A. | IPCA |
BRKL BRBRKLC000F7 | BRK FINANCEIRA S.A. | Não Informado |
BRKL BRBRKLC000G5 | BRK FINANCEIRA S.A. | Não Informado |
BRKL BRBRKLC000H3 | BRK FINANCEIRA S.A. | Não Informado |
BRKL BRBRKLC000I1 | BRK FINANCEIRA S.A. | DI |
Passo a passo de como solicitar
- Faça o download do aplicativo do FGC em seu celular
- Efetue seu cadastro básico para iniciar o processo que só será finalizado quando o Fundo receber a base do liquidante.
Segundo a instituição, caso o investidor aceitar receber a garantia através do aplicativo, ele não precisará se dirigir a uma agência bancária com uma cópia da documentação. O aplicativo permitirá que o credor, pessoa física, faça o pedido através da internet. O pagamento será efetuado diretamente na conta poupança ou corrente do investidor.
“O aplicativo vai permitir que o credor, pessoa física, realize a solicitação da garantia totalmente online e o pagamento será realizado diretamente em conta-corrente ou conta de poupança de sua titularidade”, dizia o documento enviado aos clientes pela BRK Financeira.
Neste comunicado, o FGC dizia também que os procedimentos para pagamentos voltados para pessoas jurídicas serão revelados em breve. Era possível encontrar circulando na internet comunicados enviados por corretoras para tentar acalmar os clientes.
Reclamações se multiplicam na internet
Diante de toda essa situação, de acordo com uma pesquisa realizada hoje, 17, pelo InfoMoney na plataforma ReclameAqui, era possível ver cerca de 10 páginas de reclamações relativas a dificuldades para finalizar o cadastro no Fundo Garantidor de Crédito, que iam desde problemas com o travamento do app até a falta de envio de mensagens SMS.
Ao 12h, o FGC comunicou através de suas redes sociais que os serviços de envio de e-mail e de SMS do aplicativo foram restabelecidos depois de passar por “instabilidade momentânea” no período da manhã, mas que poderiam apresentar lentidão nas próximas horas devido à alta demanda.
Ao portal InfoMoney, o FGC explicou que a situação está sendo normalizada, inclusive o problema com envio do código de validação por e-mail e SMS, etapa fundamental para a finalização do cadastro básico.