SiSU 2023: Nota insuficiente para o curso? E agora?

Período de inscrição no SiSU 2023 continua aberto até a próxima semana para estudantes que fizeram o ENEM no ano passado. Programa oferece vagas em cursos de graduação gratuitos, mas, alguns pontos precisam ser observados na hora da inscrição.

SiSU 2023: Nota insuficiente para o curso? E agora?
SiSU 2023: Nota insuficiente para o curso? E agora? (Imagem: FDR)

De modo geral para concorrer as vagas do SiSU 2023 é necessário ter feito o ENEM 2023 e não ter zerado a redação ou participado como treineiro. No entanto, esse não é o único ponto de atenção para os candidatos, as notas mínimas de cada curso devem ser observadas.

O que significa nota insuficiente no SiSU 2023?

Cada instituição pode determinar uma pontuação mínima para concorrer as vagas de cada curso, assim, você precisa observar o que está descrito no termo de adesão ao programa.

Por exemplo, para concorrer aos cursos oferecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é necessário ter nota igual ou superior a 300 pontos na redação do ENEM.

Caso você tenha uma nota inferior a isso, não conseguirá concorrer as vagas da UFRJ e receberá essa mensagem de “sua nota não é suficiente para selecionar este curso”.

Se você recebeu essa mensagem, procure outro curso, outra instituição para se inscrever. Uma dica é acessa a página de consulta de vagas, lá você pode pesquisar por instituição, curso ou município.

ENEM 2023: INSCRIÇÃO ONLINE, CALENDÁRIO, HORÁRIO DAS PROVAS, EDITAL, NOTAS E PROVA DIGITAL

Quem não pode concorrer as vagas do SiSU 2023?

O programa apresenta duas grandes restrições:

Quem possui diploma de graduação pode concorrer as vagas de qualquer curso, mesmo que não seja da sua área de formação.

As inscrições no SiSU 2023 seguem até 24 de fevereiro e a chamada regular de aprovados deve ser divulgada no dia 28.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile