ProUni 2023: Quais são os critérios para poder participar?

As inscrições no ProUni 2023 serão abertas no último dia desse mês de fevereiro e oferecerão bolsas de estudos em graduações de todas as áreas. Programa atende a determinadas faixas de renda, inclusive, o percentual da bolsa depende desse fato. Confira mais detalhes.

ProUni 2023: Quais são os critérios para poder participar?
ProUni 2023: Quais são os critérios para poder participar? (Imagem: FDR)

Entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março os estudantes de todo o país poderão se inscrever no ProUni 2023. O Programa Universidade Para Todos é gerido pelo Ministério da Educação e oferece bolsas de estudos integrais (100%) ou parciais (50%) de acordo com a renda mensal do estudante.

O número total de bolsas que serão ofertas ainda não foi divulgado, mas, algumas informações importantes já podem ser conferidas.

Quais os critérios do ProUni 2023?

O programa possui alguns critérios para participação, o primeiro é ter feito o ENEM 2021 ou 2022 e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das cinco provas do exame.

Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Outro critério observado é a renda bruta mensal familiar, é de acordo com ele que o percentual da bolsa é definido; veja:

ENEM 2023: INSCRIÇÃO ONLINE, CALENDÁRIO, HORÁRIO DAS PROVAS, EDITAL, NOTAS E PROVA DIGITAL

Além disso, os candidatos devem se enquadrar em um dos seguintes grupos:

No caso dos professores, eles só podem concorrer a vagas em cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica; além disso, para eles o critério de renda não é aplicado.

Pessoas que já possuem diploma de graduação não poderão participar do ProUni 2023.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile