Pente-fino do Bolsa Família tem novo ALVO e você deve ficar atento para não ser cancelado

Depois de confirmar que o novo Bolsa Família será relançado em março desse ano, o pente-fino nos cadastros está cada vez mais forte. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o processo de averiguação dos dados vai acontecer de março a dezembro desse ano. Isso significa que durante todo o ano de 2023 os dados serão analisados no pente-fino do Bolsa Família, a fim de excluir quem não cumpre com as regras. 

Pente-fino do Bolsa Família tem novo ALVO e você deve ficar atento para não ser cancelado
Pente-fino do Bolsa Família tem novo ALVO e você deve ficar atento para não ser cancelado (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

É importante dizer que para evitar superlotação nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) o pente-fino do Bolsa Família vai acontecer gradativamente. Por isso, a orientação do ministério do Desenvolvimento Social é de que o público não se desespere para fazer a averiguação cadastral. Quem necessita realizar o processo será avisado e convocado para essa ação.

Isso significa que, caso não tenha sido convocado para comparecer ao CRAS, o cidadão pode ficar tranquilo. São 21,8 milhões de pessoas recebendo o auxílio financeiro atualmente, sendo que 5 milhões de cadastros vão passar por análise no pente-fino do Bolsa Família. As exclusões, quando for necessário, acontecerão ao longo dos meses.

O objetivo dessa iniciativa é abrir a porta e dar as mãos aos mais pobres, incluir quem está de fora e corresponde aos critérios e excluir quem está recebendo irregularmente. Quem realmente precisa da transferência de renda não será desligado“, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Quem é o público alvo do pente-fino do Bolsa Família?

A Controladoria-Geral da União estima que 2,5 milhões das famílias beneficiárias estejam recebendo o auxílio de maneira irregular. O governo viu a necessidade de aplicar um pente-fino do Bolsa Família depois do aumento no número de famílias unipessoais, quer dizer, compostas por uma única pessoa.

O número de pessoas sozinhas contempladas pelo Bolsa Família aumentou de 14 milhões para 22 de milhões, somente de dezembro de 2020 a dezembro de 2022. O Ministério do Desenvolvimento Social acredita que o motivo seja o de que membros de uma mesma família esteja recebendo o auxílio, quer dizer, o pagamento está sendo duplicado para um mesmo grupo.

Diante dessa situação, serão alvo do pente-fino do Bolsa Família os seguintes perfis:

  • Pessoas que fazem parte de família unipessoal;
  • Pessoas que estão com dados desatualizados no Cadastro Único;
  • Famílias com rendimento maior que o permitido (R$ 210 por pessoa).

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com