Inscrições no SiSU 2023 serão abertas em poucos dias possibilitando que estudantes de todo o país concorram a vagas em cursos de graduação. Seleção vai utilizar o desempenho do ENEM 2022, que foi divulgado na última semana.
O primeiro processo seletivo a utilizar a nota do ENEM 2022 deve ser aberto no próximo dia 16 de fevereiro, quinta-feira. O SiSU 2023 deve possibilitar que centenas de estudantes conquistem uma vaga em cursos de graduação gratuitos em diversas áreas. Entre as formações mais concorridas estão medicina, direito e diversas engenharias.
Principais regras do SiSU
A primeira grande regra é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio mais recente, nesse caso de 2022, edições anteriores não serão aceitas no programa.
Além disso os candidatos precisam ter nota superior a zero na redação e não ter feito o ENEM como treineiro, ou seja, já devem ter concluído o ensino médio.
No SiSU há ainda regras específicas para quem vai concorrer as vagas relacionadas às ações afirmativas e as cotas, elas atendem aos estudantes da rede pública, autodeclarados negros e indígenas e pessoas com deficiência.
Para esses estudantes é necessário comprovar que tem direito a concorrer as vagas destinadas a esses grupos, inclusive, a não comprovação implica em perda da vaga.
Além desses pontos, os candidatos precisam ficar atentos aos pesos mínimos de cada área de acordo com o curso, afinal, as instituições têm a liberdade de adotar esse recurso.
Nesses casos, caso o seu desempenho seja menor do que o estabelecido, o sistema emitirá uma mensagem durante a inscrição e você terá oportunidade de selecionar outra opção.
Quem já possui diploma de nível superior pode concorrer e mesmo quem já está cursando a graduação pode se inscrever, desde que tenha feito o ENEM. Nessa última situação, caso o estudante seja aprovado ele terá que escolher entre continuar o curso atual ou migrar para o SiSU.
O Sistema de Seleção Unificada é gratuito e realizado pelo MEC.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.