Novo Ensino Médio: Entenda quais são as principais mudanças

Projeto que começou a ser implementado no ano passado na verdade foi aprovado em 2017. O Novo Ensino Médio ainda não é conhecido por todos os brasileiros; mudanças afetam os alunos e também os professores. Entenda as principais alterações feitas.

Novo Ensino Médio: Entenda quais são as principais mudanças
Novo Ensino Médio: Entenda quais são as principais mudanças (Imagem: FDR)

Estudantes de todo o país estão passando pelo momento de implantação do Novo Ensino Médio. No entanto, segundo dados levantados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), 55% da população sabe pouco ou nada sobre as mudanças e só 15% se sente informada.

Entender o que está sendo alterado na educação básica é essencial, afinal, os pais continuam sendo parte fundamental na formação dos filhos. A implementação do Novo Ensino Médio é escalonada até 2024; primeiro, em 2022, os estudantes do 1º ano do ensino médio foram afetados; nesse ano os do 2º ano e por fim em 2024 serão os do 3º ano.

Conheça o Novo Ensino Médio

1 Aumento na carga horária

Os estudantes do ensino médio passaram de 2.400 para 3.00 horas, sendo 1.800 horas comuns a todos os estudantes e 1.200 específicas de acordo com a trilha escolhida por cada um.

2 Itinerários formativos

Com a mudança, os estudantes passam a contar com uma carga horária até 1.800 horas destinadas a BNCC, as matérias comuns a todos os estudantes.

Além disso, os alunos ainda têm acesso aos itinerários formativos, neles é possível se aprofundar uma das seguintes áreas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza ou Ciências Humanas e Sociais; ou ainda, em uma formação técnica e profissional.

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3 Projeto de vida

Nesse novo modelo, a escola possibilita que o estudante tenha um maior espaço para elaborar seu projeto de vida, inclusive, com a oferta de apoio para a escolha da trilha a seguir durante essa etapa.

4 Mais participação ativa

Nessa reformulação os estudantes são mais ativos na construção do conhecimento, a ideia é a utilização de mais projetos, oficinas, cursos, e atividades práticas e significativas. Para isso os professores são incentivados a trabalhar de forma interdisciplinar.

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Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
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