Novo Bolsa Família tem seu calendário anunciado e vai impactar no bolso dos beneficiários

Embora o governo federal não fale sobre o assunto, o programa de transferência de renda atualmente ativo no país é o Auxílio Brasil. Para que haja uma mudança efetiva de nome e também de regras, será preciso que o novo Bolsa Família seja lançado. A ideia é usar uma medida provisória para que isso aconteça. Já foi anunciado quando o programa passará oficialmente a fazer parte do país.

Novo Bolsa Família tem seu calendário anunciado e vai impactar no bolso dos beneficiários
Novo Bolsa Família tem seu calendário anunciado e vai impactar no bolso dos beneficiários (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Na última terça-feira (14), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou que o novo Bolsa Família será lançado em março desse ano. A equipe do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) trabalha desde o início do ano para que esse programa substitua o Auxílio Brasil, benefício criado no governo de Jair Bolsonaro (PL). Antes disso, o próprio Bolsa Família funcionava no país.

O objetivo de Bolsonaro, naquela época, era de justamente criar a sua marca social e conseguir maior popularidade. O Bolsa Família tem um vínculo muito forte com o governo petista porque foi criado em 2003, no primeiro mandato de Lula. Apoiadores políticos do ex-presidente acreditavam que somente com o seu próprio programa ele poderia ter uma relação forte com os mais pobres.

Assim que foi eleito, porém, Lula confirmou que traria para o seu terceiro mandato um novo Bolsa Família. Para isso, tem sido feito um pente-fino em inscrições do Cadastro Único a fim de excluir quem não cumpre mais com os requisitos de acesso, e otimizar o programa. Além da liberação de novos benefícios e incremento.

Novidades trazidas pelo novo Bolsa Família

O anuncio de Rui Costa foi feito durante o relançamento do Minha Casa Minha Vida, outro programa que foi criado na gestão de Lula, mas substituído por Bolsonaro. Naquela ocasião, o ministro garantiu que o novo Bolsa Família seria oficialmente anunciado em março.

As informações já compartilhadas são de que junto do novo programa devem ser trazidas novidades como:

  • Valor mínimo fixado em R$ 600 por mês;
  • Adicional de R$ 150 por criança menor de seis anos;
  • Exigência da atualização da caderneta de vacinação das crianças;
  • Exigência da frequência escolar das crianças.

Calendário do novo Bolsa Família

O novo Bolsa Família sendo lançado em março, contará com os pagamentos a partir do dia 20. Como de costume, será respeitado o final do NIS (Número de Identificação Social).

Número final do NIS Data de pagamento
1 20 de março
2 21 de março
3 22 de março
4 23 de março
5 24 de março
6 27 de março
7 28 de março
8 29 de março
9 30 de março
0 31 de março

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com