A consulta dos valores do PIS/PASEP só poderão ser feitas seguindo ESTES passos

Começou o pagamento do PIS/PASEP de 2023, a ideia é que o cronograma dure pelo menos até julho desse ano. Também foi aberto o processo de resgate das quantias do abono salarial que foram pagas no último ano, mas não foram sacadas. Nesse segundo caso são pelo menos 400 mil trabalhadores que não fizeram a retirada. Para descobrir se tem direito ao benefício, basta consultar online.

A consulta dos valores do PIS/PASEP só poderão ser feitas seguindo ESTES passos
A consulta dos valores do PIS/PASEP só poderão ser feitas seguindo ESTES passos (Imagem: FDR)

São pelo menos 23,9 milhões de pessoas com direito de receber o PIS/PASEP nesse ano. Para ter acesso ao benefício é preciso ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada no ano de 2021, além de ter recebido no máximo dois salários mínimos. Essas são as regras que dão acesso ao pagamento do benefício.

Em 2020 o calendário do abono salarial precisou ser suspenso, por isso acabou havendo confusões sobre quem é beneficiado a cada ano. Desde 2021, porém, são contemplados aqueles que trabalharam com carteira de trabalho assinada e cumpriram com as regras há dois anos atrás. O pagamento de 2022, por exemplo, é referente ao que foi trabalhado em 2020.

O prazo para resgate de pagamento do PIS/PASEP é de cinco anos, por conta disso quem perdeu o prazo no último ano pode fazer o saque nesse calendário. É possível receber a quantia online ou de forma presencial. Para conferir se terá acesso ao benefício o ideal é consultar nos canais online.

CONSULTAR VALOR DO PIS / PASEP 2023: COMO SABER PELO APLICATIVO DO BANCO DO BRASIL E CAIXA ECONÔMICA

Como fazer a consulta online do PIS/PASEP

Tanto para quem trabalhou em 2020 como para quem cumpriu com as regras em 2021, a consulta do PIS/PASEP está disponível e online.

Funciona da seguinte forma:

Como sacar o PIS/PASEP em 2023

Depois de fazer a consulta do PIS/PASEP, caso confirme que tem direito ao benefício, o cidadão pode fazer o saque nos seguintes locais:

PIS – para funcionários privados

PASEP – para funcionários públicos

Para quem não resgatou o abono em 2022, será preciso solicitar o resgate em: e-mail: trabalho.uf@economia.gov, trocando “uf” pela sigla do seu estado; através da Central Alô Trabalhador, no número 158; presencialmente no Sine e unidades móveis do trabalhador.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile