Com as notas do ENEM 2022 já divulgadas, quais são os próximos passos?

A divulgação das notas do ENEM 2022 foi antecipada para a semana passada. Desde então os estudantes já podem se programar para usar o desempenho no exame para concorrer a vagas em cursos superiores.

Com as notas do ENEM 2022 já divulgadas, quais são os próximos passos?
Com as notas do ENEM 2022 já divulgadas, quais são os próximos passos? (Imagem: FDR)

No último dia 9 de fevereiro o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas do ENEM 2022. Agora, é o momento de se organizar para as próximas etapas que envolvem o uso do desempenho no exame.

O Exame Nacional do ensino Médio acabou se tornando uma das principais provas do país, talvez a principal, porque possibilita a inscrição em diversos programas que ofertam vagas em cursos superiores.

Quais as próximas etapas do ENEM 2022?

O exame em si já foi encerrado com a divulgação dos resultados, agora, é a hora de tentar uma vaga no curso dos seus sonhos com uso do seu desempenho.

Além dos programas sob responsabilidade do MEC, que você confere os calendários abaixo, o seu desempenho no ENEM 2022 é aceito em universidades portuguesas e seleções próprias das instituições. Nos dois casos é necessário conferir as regras diretamente com a instituição.

Veja abaixo os cronogramas dos três processos seletivos realizados pelo Ministério da Educação com uso da nota do ENEM:

Sistema de Seleção Unificada – SiSU

Programa Universidade para Todos – Prouni

Fundo de Financiamento Estudantil – Fies

No caso do FIES os candidatos não pré-selecionados são inseridos automaticamente na lista de espera; a convocação a partir dela acontece entre 21 de março a 18 de maio.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile