Na manhã do dia 10 de fevereiro, o serviço de teleatendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficou inoperante. Conhecido pelo público como Central 135, o canal é um dos meios mais utilizados pelos aposentados e pensionistas para tirar dúvidas relacionadas à Previdência Social.
Os contatos que necessitam de auxílio de atendente ficam disponíveis das 7h às 22h, de segunda a sábado. Já o atendimento automatizado funciona 24 horas por dia, todos os dias. Quando a ligação é feita de um aparelho fixo ou público, ela é de graça. Se a chamada for feita através de um celular, o custo é de uma ligação local.
A causa da queda no sistema, segundo o órgão previdenciário, foram problemas técnicos. Durante toda a manhã deste dia, os segurados que tentaram entrar em contato com os atendentes da autarquia através do número 135 não conseguiram concluir a ligação.
No mesmo dia, a empresa responsável pela manutenção do funcionamento das centrais começou a atuar para identificar e resolver o problema. Ao meio-dia, o canal telefônico de atendimentos voltou a funcionar normalmente e ficou disponível para os mais de 37 milhões de beneficiários do INSS.
Porém, mesmo no turno em que a Central 135 estava fora do ar, os cidadãos que precisassem ou desejassem contatar o órgão sem sair de casa não ficaram desassistidos. Todos os serviços disponibilizados pelo teleatendimento também podem ser acessados através do aplicativo Meu INSS ou do site www.meu.inss.gov.br.
Como acessar os serviços do INSS pelo aplicativo
Tanto para se registrar no aplicativo quanto para ser atendido pelo site do INSS, o usuário precisa ter um login cadastrado no portal gov.br, pois é através dele que vai acessar as plataformas digitais do órgão. O aplicativo Meu INSS está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android e iOS.
Uma das operações mais solicitadas pela Central 135 e que também está disponível no aplicativo e no site é a consulta do extrato previdenciário. Confira a seguir o passo a passo para checar e salvar no celular o saldo da sua conta de benefício de forma simples e rápida.
- Acesse o aplicativo com sua senha criada no Gov.br;
- Selecione o menu principal, os três pontos ou barras no canto superior da tela;
- Selecione “Extrato de pagamento de benefício”;
- Toque o ícone do calendário e escolha o período que deseja consultar;
- A tela exibirá o extrato com todas as entradas registradas no período escolhido;
- Para salvar como arquivo no celular, selecione a opção “Baixar PDF”.