Quer virar um contador? CFC publica edital do mais importante exame da categoria

CAMPINAS, SP — O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) já tem data marcada para sua primeira edição de 2023! A prova será no dia 23 de abril, das 10h às 14h.

A prova será objetiva, de múltipla escolha e na modalidade presencial. O edital foi publicado na última sexta-feira (10) e está disponível para consulta no site do CFC (https://cfc.org.br/) e no site da Consulplan (www.consulplan.net).

O Exame

O tradicional exame é voltado aos graduados em Ciências Contábeis ou alunos que cursam o último ano do bacharelado. A aprovação é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o que garante o exercício da profissão no país.

As inscrições foram abertas às 16h desta segunda-feira (13) e vão até as 16h do dia 16 de março. Os interessados em participar devem fazer as inscrições por meio do site da Consulplan. A taxa é de R$ 70,00.

Os candidatos ainda podem solicitar a isenção da taxa de inscrição, conforme os critérios estabelecidos no edital. O pedido deve ser feito no ato da inscrição, por meio do sistema, das 16h do dia 13 de fevereiro até 16h do dia 15 de fevereiro. Toda a programação do certame seguirá o horário oficial de Brasília (DF).

Como funciona o exame?

O Exame de Suficiência é realizado pelo CFC desde 2011, em função do disposto no Decreto-Lei nº 9.295/1946, com alteração da Lei nº 12.249/2010. A aplicação do exame foi regulamentada por meio da Resolução nº 1.486/2015.

Para você ter uma ideia da grandeza, a última edição contou com mais de 30 mil pessoas realizaram a prova em 118 cidades do país.

Victor BarbozaVictor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.