Novo presidente do INEP confirmou as mudanças para o ENEM 2024. Exame deve ficar mais próximo do ensino médio e continua sendo porta de entrada para o ensino superior em diversas instituições de ensino. Entenda as mudanças no exame.
Há algum tempo estamos falando sobre as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio que acompanhariam as alterações feitas na educação básica. Primeiro o Ministério da Educação reformulou o ensino fundamental, depois o médio e agora o ENEM 2024 deve ser modificado.
Essa mudança foi confirmada pelo novo presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), Manuel Palácios.
Mudanças no ENEM 2024
O exame tem apresentado uma queda no número de participantes, em seus gloriosos anos o ENEM contou com 8 milhões de participantes.
No entanto, em 2022 o número de estudantes foi em torno de 2 milhões.
A expectativa da atual gestão é que as mudanças atraiam mais participantes para o exame. Para entender melhor o que deve acontecer com as provas é necessário relembrar que o MEC alterou o currículo do ensino médio, que agora conta com as 1,8 mil horas de disciplinas obrigatórias, mais os itinerários formativos.
Esses itinerários são escolhidos pelo próprio estudante, ou seja, ao final do ensino médio teremos jovens mais especializados em algumas áreas.
A ideia é fazer uma prova em duas etapas, uma comum a todos os participantes e outra específica.
No entanto, o MEC ainda estuda como ela será elaborada, pois, a ideia é não limitar o curso que os estudantes podem seguir.
Além disso, o MEC deve estudar a possibilidade de acrescentar questões discursivas. Essa é uma pauta levantada pela gestão anterior, mas, ainda não se tem uma definição de como isso poderá acontecer.
Atualmente o Exame Nacional do Ensino Médio tem apenas a redação como parte discursiva.
O INEP aplica duas versões do exame, impressa e digital, com a mudança recursos com vídeo, áudios e uso do mouse para relacionar colunas devem ser mais adotados na prova impressa.
Presidentes anteriores do INEP afirmaram que o ENEM digital viria para substituir a prova impressa e diminuir custos com impressão; ainda não se sabe se isso realmente acontecerá.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.