Ministério da Educação confirmou que os calendários dos programas geridos pela pasta seguem os mesmos. O SiSU 2023 deve abrir inscrições nessa semana e oferecer mais 200 mil vagas em cursos de graduação gratuitos. Saiba mais sobre o programa.
A antecipação do resultado do ENEM 2022 gerou bastante expectativa quando a um adiantamento das inscrições do SiSU 2023, no entanto, o MEC informou que seguirá o calendário divulgado. Com isso, os estudantes poderão acessar o sistema a partir da próxima quinta-feira, 16.
Nessa primeira seleção do ano o programa vai oferecer 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas, 63 universidades federais.
Como funciona o SiSU?
Dentro do prazo, que vai de 18 a 24 de fevereiro, os estudantes devem entrar no site Acesso Único/SiSU, consultar as vagas disponíveis e fazer a inscrição selecionado duas opções de curso.
A partir do segundo dia de inscrição o MEC começa a disponibilizar a nota de corte parcial. Ela é calcula com base no número de interessados para aquele curso, no desempenho deles e no número de vagas disponíveis.
Por isso é bastante comum que as notas de corte oscilem, essa espécie de parâmetro possibilita que o estudante troque o curso durante do todo o período de inscrições, caso deseje.
Lembrando que quando o período de inscrições é encerrado os dois últimos cursos selecionados serão considerados.
No SiSU todo o processo de inscrição e seleção é feito pelo Ministério da Educação, após a divulgação da primeira a única lista de aprovados o processo passa a ser realizado pelas próprias instituições.
Elas que farão as matriculas e as convocações dos aprovados a partir da 2ª chamada, por isso ao manifestar o interesse em participar da lista de espera é importante ficar de olho nas publicações da instituição desejada.
O resultado do SiSU 2028 será divulgado no dia 28 de fevereiro e a inscrição na lista de espera vai dessa data a 8 de março.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.