Titular do Bolsa Família com o cadastro CANCELADO pode recorrer a decisão

Com o anuncio do pente-fino no Bolsa Família, algumas pessoas podem ser surpreendidas com o cancelamento do seu benefício. A revisão cadastral foi necessária porque tanto a equipe de transição como órgãos fiscalizadores têm encontrado altos índices de irregularidades. Mas, para aqueles que julgarem o cancelamento do benefício injusto, existe a possibilidade de recorrer da decisão.

Titular do Bolsa Família com o cadastro CANCELADO pode recorrer a decisão
Titular do Bolsa Família com o cadastro CANCELADO pode recorrer a decisão (Imagem: FDR)

Começou nesse mês de fevereiro o processo de pente-fino nos cadastros do Bolsa Família. A ideia é eliminar as famílias que não têm direito de receber o benefício, mas foram inclusas de formas irregular. Dando espaço para aqueles grupos que atualmente esperam na fila de espera, mas não há orçamento capaz de inclui-los.

Existem pelo menos 22 milhões de famílias com direito de receber o benefício de transferência de renda. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, em torno de 10 milhões de cadastros no Cadastro Único que devem passar por revisão de dados, com a expectativa de que 2,5 milhões serão excluídos. 

As famílias serão convocadas por meio do extrato bancário, notificação no Caixa Tem, ou carta. Caso o cancelamento do Bolsa Família seja confirmado, aquele grupo deixa de fazer parte da lista de beneficiários do programa. Dessa forma, o titular do auxílio deixa de ter acesso a quantia e todos os valores repassados são cancelados.

Como contestar cancelamento do Bolsa Família?

Caso receba a notificação para o pente-fino do benefício, o titular do Bolsa Família deverá comparecer até uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). No local será preciso apresentar documentos de identificação e comprovação de renda.

Quem não fizer esse processo terá o Bolsa Família automaticamente cancelado. Para a contestação do cancelamento da titularidade, o representante da família de preferência uma mulher com mais de 16 anos, deverá comparecer até o CRAS e solicitar a reversão dessa suspensão. 

Para facilitar é recomendado que sejam entregues documentos como:

Documentos necessários:

  • RG original
  • CPF original
  • Título de Eleitor original
  • Carteira de Trabalho original
  • Holerite recente- caso algum membro da família trabalhe com registro em carteira
  • Extrato bancário recente – caso algum membro da família receba algum tipo de pensão, aposentadoria, auxílio doença e/ou seguro desemprego.

Pessoas com idade menor de 18 anos: 

  • Certidão de Nascimento ou RG original
  • Declaração escolar recente original
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile