14º salário do INSS pode surpreender os aposentados em 2023? Entenda a proposta

Desde a época da pandemia, em 2020, os aposentados e pensionistas aguardam a liberação do 14º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esse benefício foi criado por meio do Projeto de Lei n° 4.367/2020, e sugeriu a liberação de um crédito extra referente aos anos de 2020 e 2021. Foi nesse período que o 13º para esse grupo precisou ser antecipado devido a crise sanitária.

14º salário do INSS pode surpreender os aposentados em 2023? Entenda a proposta
14º salário do INSS pode surpreender os aposentados em 2023? Entenda a proposta (Imagem: FDR)

De 2020 a 2022 o pagamento do 13º para segurados do INSS foi adiantado para o primeiro semestre do ano. Antes disso, a primeira parcela do benefício era paga no primeiro semestre por meio de um decreto presidencial, e a segunda liberada em dezembro. Por conta disso, no final do ano esse grupo ficou sem nenhuma ajuda, o que foi determinante para o projeto de criação do 14º salário do INSS.

A lei diz que o 13º deve ser pago em agosto na primeira parcela e em dezembro no segundo pagamento. A antecipação para meados de maio a junho, sempre precisou ser feita por meio de um decreto presidencial. Na época de pandemia pagar as duas parcelas antes de agosto foi uma forma de tentar conter a crise econômica que a doença causou.

No entanto, aposentados e pensionistas viram-se desprotegidos no final do ano e defenderam a liberação do 14º salário do INSS. Todavia o 14° ainda está parado na Câmara dos Deputados e no Plenário do Senado Federal, por isso, ainda não é possível confirmar o seu pagamento em 2023.

Quando o 14º salário do INSS será pago?

Ainda não existe uma resposta que indique quando o 14º salário do INSS será pago, ou se realmente será pago. A Câmara dos Deputados encaminhou o projeto de lei para que uma comissão analise a sua validade, e opine se o texto faz sentido e vale a pena ser pago.

Agora, inclusive nas comissões que o texto já havia passado no último ano, ele deve retornar para ser analisado. Tudo porque, o projeto que já estava avançado voltou a estaca zero e deve vivenciar as fases de aprovação novamente. É preciso indicar quanto será pago na liberação do 14º salário do INSS, e com quais recursos eles serão pagos.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile