Desempenho no exame nem sempre é o esperado pelos participantes, inclusive, os estudantes têm utilizado as redes sociais para lamentar pela nota do ENEM 2022. Nota do exame não é calculada da forma tradicional. Entenda como é feito o cálculo e se cabe recursos ou não quanto ao seu desempenho.
Se engana quem pensa que no Exame Nacional do Ensino Médio é considerado o número de acertos dos participantes. O método de correção da prova faz com que alguns participantes fiquem com uma nota baixa, o que tem gerado diversas reclamações sobre o ENEM 2022.
Como é feita a correção do ENEM?
O INEP utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), nesse método de correção o que importa não é o número de questões acertas, mas, quais as questões foram acertadas. Para entender melhor imagine a seguinte situação:
Os itens 1, 5 e 6 da prova de matemática foram classificados como difíceis; enquanto os itens 2, 3 e 4 como fáceis.
Quando você aceita apenas as questões 1, 5 e 6 e erra as classificadas como fáceis, o sistema entende que você chutou as respostas, o que acaba diminuindo a sua nota. Isso porque é esperado um equilíbrio entre o número de acertos fáceis e difíceis no ENEM.
É justamente por isso muitos participantes acabam tendo nota baixa no exame, mesmo acertando o mesmo número de questões que outros.
Posso pedir revisão da nota do ENEM 2022?
Segundo o INEP, a elaboração da prova é feita com muito rigor, inclusive, com revisões e o Cartão-Resposta é corrigido de forma eletrônica, por meio de leitores-óticos.
Sendo assim, não é possível pedir a revisão da nota do exame, nem mesmo da redação, que é corrigida por dois professores da área.
Para conferir o detalhamento da nota da redação os participantes ainda terão que aguardar a divulgação do espelho.
É importante que os estudantes percebam os pontos que precisam ser melhorados para a participação nas próximas edições.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.