INEP já prepara a aplicação do ENEM 2023 que deve acontecer no final desse ano para estudantes de todo o país. Nota deve ser divulgada apenas em 2024 e servirá para as seleções de cursos superiores.
Logo nos primeiros dias desse ano o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou informações sobre a aplicação do ENEM 2023. Até então o exame deve seguir o formato atual, com dois dias de provas e questões apenas objetivas, além de uma redação.
Existe uma grande expectativa quanto as mudanças que devem ser adotadas no Exame Nacional do Ensino Médio, mas, elas devem ser implementadas apenas no próximo ano. Afinal, o novo ensino médio, motivo da mudança, está sendo totalmente implementado apenas nesse ano.
Quando será o ENEM 2023?
Segundo as informações divulgadas pelo INEP, o exame, impresso e digital, deve acontecer nos dias 5 e 12 de novembro de 2023, dois domingos seguidos. O período de inscrição no ENEM 2023 deve ir de 8 a 19 de maio; com previsão de divulgação do resultado para o dia 16 de janeiro de 2024.
Já o ENEM PPL (voltado às pessoas que estão privadas da liberdade) e a reaplicação das provas deve acontecer nos dias 12 e 13 de dezembro. As inscrições poderão ser feitas entre 9 e 27 de outubro. A divulgação do resultado será na mesma data do Enem regular, em 16 de janeiro de 2024.
Vale lembrar que o direito a reaplicação não é válido para todos os participantes, apenas os casos previstos no edital são aceitos.
Sobre o ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova do Governo Federal que avalia o desempenho individual dos participantes; ele serve para:
- Acessar as universidades no Brasil (SiSU e Prouni) e em Portugal;
- Solicitar financiamento e apoio estudantil (Fies).
Na última edição a taxa de participação no ENEM foi de R$ 85, mas algumas pessoas têm direito à gratuidade. São elas:
- Quem está na última série do ensino médio, no ano da edição, em escola da rede pública; ou
- Cursado o ensino médio todo em escola pública ou como bolsista integral da rede privada com renda da família tem de ser igual ou menor a um salário mínimo e meio por pessoa;
- Inscritos no Cadastro Único.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.