Bolsa do Povo abre novas vagas beneficiando os moradores de SP com renda extra

O programa Bolsa do Povo abriu 3.645 novas vagas através do projeto VidAtiva. A medida é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo (SP), por meio da Secretaria de Esportes paulista. 

O benefício secundário ao Bolsa do Povo também conta com um cartão magnético, no qual é depositado a parcela de R$ 100 mensais. O benefício é destinado a pessoas com 60 anos de idade ou mais, desde que estejam aptas a frequentar academias e clubes esportivos com o devido credenciamento. 

O programa VidAtiva associado ao Bolsa do Povo foi lançado durante um evento realizado na unidade de Saúde da Smart Fit, situada na zona sul da capital paulista. Os cidadãos paulistas interessados em concorrer a uma vaga podem se inscrever pelo site: bolsadopovo.sp.gov.br.

“Esse é o primeiro anúncio relativo a programas em nossa gestão, e fizemos questão que fosse o VidAtiva. Temos uma estrutura de 308 academias credenciadas em 70 municípios. Vamos analisar a demanda e o intuito é ampliar todos os números, principalmente o de beneficiados”, disse a secretária de Esportes do Estado, Coronel Helena Reis.

Os participantes do Bolsa do Povo devem ser integrantes da terceira idade com rendimentos mensais de até três salários mínimos. Cabe destacar que o benefício mensal deve ser usado, exclusivamente, em academias credenciadas. 

Os integrantes do projeto terão a frequência de ida nas academias ou demais clubes esportivos, devidamente monitorada através do aplicativo Poupatempo. O intuito é fazer com que o benefício seja contínuo, mas para isso, a adesão precisa ser de, no mínimo 75%.

Como funciona a Bolsa do Povo?

O projeto funciona como um centralizador de ações sociais que visam ajudar dois milhões de moradores do estado de São Paulo. No site oficial, é possível encontrar as 19 ações abrangidas pelo programa. São elas: 

  1. Ação Jovem;
  2. Renda Cidadã;
  3. SP Acolhe;
  4. Bolsa Empreendedor;
  5. Centro Paula Souza – Responsáveis;
  6. Centro Paula Souza – Estudantes;
  7. Auxílio Moradia;
  8. Via Rápida;
  9. Bolsa Trabalho;
  10. Novotec Expresso;
  11. Educação – Estudantes;
  12. Viva Leite;
  13. Prospera Jovem;
  14. Bolsa Talento Esportivo;
  15. Vale-gás;
  16. Prospera Família;
  17. Educação – Responsáveis;
  18. Acolhe Saúde;
  19. VidAtiva.

Os valores no Bolsa do Povo são entregues aos beneficiários por meio de um cartão magnético pré-pago. O cartão é encaminhado pelos Correios, e por isso é fundamental manter os dados atualizados. 

Como desbloquear o cartão Bolsa do Povo?

O desbloqueio do cartão pode ser feito nos totens Poupatempo, caso tenha RG do Estado de São Paulo emitido após agosto de 2014 ou CNH emitida no Estado de São Paulo. Para saber os endereços dos totens do Poupatempo mais próximos, acesse o site. 

Você também pode desbloquear via telefone, ligando ou enviando uma mensagem para o número: 0800 7979 800. Se preferir, também pode fazer o desbloqueio pela internet. Nesse caso, é preciso seguir os seguintes passos: 

  1. Acesse o portal do programa Bolsa do Povo;
  2. Digite seu CPF e senha e clique no comando “Entrar”;
  3. Depois que estiver logado na área restrita para beneficiários, basta seguir as orientações da tela para fazer o desbloqueio. 

Além disso, é possível fazer o desbloqueio do cartão e terminais do Banco24 horas e caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Nesse caso, é só inserir o cartão e seguir as recomendações que irão aparecer na tela do caixa eletrônico.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.