Processo de solicitação do consignado pelo INSS sofre alterações a partir deste mês

Até o dia 13 de fevereiro todas as instituições bancárias que oferecem crédito consignado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisarão adaptar os seus sistemas. Isso porque, a Instrução Normativa 138 publicada no ano passado autoriza que os empréstimos sejam liberados de forma online, desde que o banco conceda a autorização por biometria facial.

Processo de solicitação do consignado pelo INSS sofre alterações a partir deste mês
Processo de solicitação do consignado pelo INSS sofre alterações a partir deste mês (Foto: FDR)

Para que o empréstimo consignado pelo INSS passe a contar com autorização via biometria facial, foi preciso contar com a ajuda de Serpro, empresa pública de tecnologia. Será usada a Biovalid, uma tecnologia que já é usada para abertura de empresas ou para validação de prova de vida. A ideia é facilitar a solicitação de novos créditos financeiros de forma online.

O Biovalid inova ao desafiar o status quo de identificação pessoal ao substituir o cara-crachá. Nossa liveness, que é a prova de vida com validação biométrica facial junto às bases oficiais de governo, assegura a individualização do titular dos dados com alto grau de confiabilidade e segurança”, explica Rafael Ando, gerente de Produtos de Validação e Biometria do Serpro.

Hoje, a margem do crédito consignado pelo INSS é de 45% sobre o salário recebido pelo aposentado ou pensionista. Isso significa que o máximo que pode ser comprometido com o pagamento do empréstimo é de uma parcela que represente 45% do valor do salário previdenciário.

Como pedir consignado pelo INSS com a nova tecnologia

Até 13 de fevereiro todas as instituições financeiras que oferecem o crédito consignado pelo INSS devem adaptar os seus sistemas usando a Biovalid. A ideia é facilitar a liberação do valor para que os interessados não precisem comparecer presencialmente até uma agência bancária.

Assim que o seu banco de preferência começar a liberar o consignado nesse sistema, o pedido deve acontecer diretamente no aplicativo bancária, isto é, internet banking:

Assim que for liberado o valor do consignado pelo INSS será depositado na conta corrente do cidadão.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile