Plataforma de streaming da Globo é multada pelo Procon. Saiba o valor a ser pago

O Globoplay, plataforma de streaming da Globo, foi multada pelo Procon de Minas Gerais. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) o serviço de vídeos foi multado após serem detectadas “condutas abusivas” na venda do serviço pela plataforma. Saiba o valor que a empresa terá que pagar.

A Globo terá que pagar R$1,5 milhão. As investigações foram lideradas pela 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor que verificaram a qualidade do contrato da plataforma digital Globoplay. 

De acordo com as investigações, o GloboPlay estava praticando uma forma condicional de venda de serviços de conteúdo digital, levando os consumidores a adquirir outros serviços sem que ele desejasse. Segundo o que diz o Código do Consumidor brasileiro, essa prática, também conhecida como venda cassada, é ilegal.

O Procon-MG, instituto especializado em contratações de serviços, disse que o contrato do streaming Globoplay viola duas leis federais. Por conta disso, o serviço foi multado em R$ 1.586.473,20. este montante deve ser depositado em uma conta de Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. Foi dado um prazo para o Grupo Globo, responsável pelo serviço, de dez dias úteis a partir da notificação para recorrer da decisão.

Lançado em novembro de 2015, o Globoplay consagrou-se em 2020 com a marca de 20 milhões de usuários e tornou-se líder nacional de streaming. Em 2021, com a finalização do projeto Uma Só Globo do Grupo Globo, o Globoplay se tornou uma marca de uma nova empresa chamada Globo

O Globoplay oferece produções originais e exclusivas em parceria com os canais da Globo, produtoras internacionais e produtoras independentes, seja em filmes, séries, programas de TV ou podcasts. Tem como principais braços de produção de originais os Estúdios Globo, Globo Filmes, Direção Geral de Jornalismo da TV Globo (DGJE) e divisões de conteúdos do Grupo Globo.

Em 2021, foi anunciado que o streaming do Telecine entraria no Globoplay com o objetivo de ampliar a capilaridade de distribuição e gerar uma experiência integrada com outros conteúdos. Desde o lançamento, a Globo vem investimento para melhorar o serviço e atrair mais clientes.

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Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.