A idade mínima para a concessão de aposentadoria do INSS é atualizada todo ano desde a Reforma da Previdência de 2019. A reforma aumentou os requisitos de idade e tempo de contribuição das modalidades, mas instituiu regras de transição, que fazem com que a mudança seja feita de forma gradual.
As regras de transição amenizam o impacto da Reforma nos contribuintes que estavam perto de se aposentar, mas também podem confundir os trabalhadores. É preciso estar atento às novas exigências para saber qual modalidade é mais vantajosa para cada caso.
Cada modalidade de aposentadoria estabelece diferentes limites de idade. Confira a seguir todos os requisitos atualizados da aposentadoria por idade, por tempo de contribuição + idade mínima e por sistema de pontuação.
Regra da aposentadoria por idade
Esta modalidade exige um mínimo de 15 anos de contribuição ao INSS, tanto para homens como para mulheres. Homens que pretendem se aposentar através da regra por idade devem ter, no mínimo, 65 anos. No caso das mulheres, a idade mínima é de 62 anos.
Regra da aposentadoria por tempo de contribuição + idade mínima
Os contribuintes homens que optarem por esta regra devem comprovar pelo menos 35 anos de contribuição à Previdência Social e ter a idade mínima de 63 anos. Às mulheres é exigido um tempo de contribuição de 30 anos e a idade mínima de 58 anos.
Regra da aposentadoria por pontuação
Esta regra concede a aposentadoria a partir da soma do tempo de contribuição com a idade do trabalhador. Os homens devem ter contribuído pelo tempo mínimo de 35 anos que, somados à sua idade, resultem em 100 pontos.
As mulheres precisam ter o tempo de contribuição de 30 anos e atingir a meta de 90 pontos após a soma do tempo como contribuinte com a idade.
Calcule quanto tempo falta para você se aposentar
O aplicativo Meu INSS disponibiliza uma calculadora do tempo de contribuição, pois essa pode ser uma informação desconhecida para alguns segurados. A ferramenta pode ser acessada através do menu principal, na opção “Simular aposentadoria”.
Com esse dado em mãos, é possível saber quantos anos faltam para se aposentar, a depender da modalidade escolhida. Para saber uma estimativa do valor do futuro seguro, preencha a calculadora do FDR a seguir.