Possível sociedade de Lula é questionada por eleitores gerando instabilidade econômica

Parece que posição política tem sido deixada de lado para buscar boas parcerias no atual governo. O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou na última quarta-feira (1) que firmou sociedade com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). A mensagem, no entanto, gerou estranheza pelo fato de Freitas ser apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Possível sociedade de Lula é questionada por eleitores gerando instabilidade econômica
Possível sociedade de Lula é questionada por eleitores gerando instabilidade econômica (Imagem: FDR)

Tarcísio de Freitas participou no dia 1º de fevereiro de um evento do agronegócio promovido pela XP Investimentos. Na ocasião, em seu discurso, embora tenha elogiado Bolsonaro, o pronunciamento do governador paulista sobre o seu atual relacionamento com o presidente Lula surpreendeu e repercutiu.

Para o Brasil ir bem, São Paulo tem que ir bem. Agora eu e o presidente Lula somos sócios“, disse Tarcísio.

O governador referiu-se ao alinhamento político que a sua gestão tem feito com o governo federal. E chegou a dizer que “mesmo estando em campos políticos opostos“, o que interessa é o sucesso do estado de São Paulo. Freitas tem se mostrado solícito com o novo governo federal, embora tenha sido eleito no estado muito porque recebeu o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Relação Tarcísio de Freitas e Lula

Nas eleições de 2022, assim como Lula disputava com Bolsonaro o cargo de presidente da República, Freitas disputava com Fernando Haddad (PT) a posição de governador de São Paulo. Os quatro nomes mencionados foram ao segundo turno para que fossem eleitos de forma democrática.

Durante a campanha, assim como Haddad acompanhava Lula em diversos eventos para que um pudesse acompanhar a candidatura do outro, Tarcísio e Bolsonaro cumpriram o mesmo processo. Em São Paulo, Freitas foi trazido como um nome bolsonarista a ser eleito pela população, considerando que nesse estado Bolsonaro foi melhor votado do que seu oponente.

Agora que conseguiu o cargo, Freitas não deixou de lado a amizade política e social que tem com o ex-presidente. Mas, até mesmo por questões políticas cujo interesse é o sucesso do estado e do país, pareceu ceder as oposições e assumiu o posto de “sócio” de Lula no intuito de melhorar a relação São Paulo e Brasil. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]