Haverá antecipação do 13º salário? Veja os calendários previstos para 2023

Por dois anos houve a antecipação do 13º salário do INSS (Institucional Nacional do Seguro Social) no país. O motivo foi a pandemia da Covid-19, quando o governo federal entendeu que seria interessante antecipar essa quantia e oferece-la para o grupo vulnerável: idosos e adoecidos. Para esse ano de 2023 fica a expectativa sobre uma nova antecipação. 

Haverá antecipação do 13º salário? Veja os calendários previstos para 2023
Haverá antecipação do 13º salário? Veja os calendários previstos para 2023 (Imagem: FDR)

Têm direito de receber o abono do 13º salário os trabalhadores com carteira de trabalho assinada, aposentados e pensionistas. Para os funcionários existe a possibilidade de antecipação do 13º salário junto com o pagamento das férias, caso haja um acordo entre funcionário e empregador. Nos dois casos o valor total da parcela é dividida em duas vezes.

O cálculo que define o quanto será pago de 13º é feito da seguinte forma: valor do salário / 12 x número de meses trabalhados no último ano. No caso dos aposentados e pensionistas do INSS a multiplicação é feita pelo número de meses que o cidadão recebeu o benefício nos últimos doze meses.

Por isso, quem recebe a quantia a menos de dozes terá direito ao pagamento proporcional. Para trabalhadores formais ou segurados do INSS, o crédito total é pago em duas vezes. No caso da antecipação do 13º salário da Previdência Social o valor foi repassado nos últimos dois anos sempre no primeiro semestre.

Vai haver antecipação do 13º salário em 2023?

Como foi dito, para os trabalhadores com carteira de trabalho assinada a antecipação do 13º salário pode ser feita em um acordo entre empregador e funcionário. Nesse caso, a quantia é liberada junto com o pagamento das férias. Caso contrário, a primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro, e a segunda até 20 de dezembro. 

Para aposentados e pensionistas do INSS não existe a expectativa de que haja antecipação do 13º salário em 2023, como aconteceu em 2022 e 2021. Dessa forma, sem que haja um decreto presidencial alterando o cronograma original, o pagamento será feito em: agosto para 1ª parcela e dezembro para 2ª parcela.

Calendário do 13º salário do INSS

Agosto – 1ª parcela

Para quem ganha um salário mínimo:

Para quem ganha mais de um salário mínimo

Dezembro – 2ª parcela

Para quem ganha um salário mínimo:

Para quem ganha mais de um salário

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile