Começa nesse mês o pente-fino do Bolsa Família e você pode proteger seu salário DESSA forma

Pontos-chave
  • Governo atual encontrou pelo menos 10 milhões de cadastros irregularidades;
  • O pente-fino do Bolsa Família deve excluir quem não cumpre com as regras;
  • A ideia é liberar orçamento para quem está na fila de espera e cumpre com as regras.

SALESóPOLIS, SP — Tem sido anunciado por ministros do atual governo federal a realização de um pente-fino do Bolsa Família. Em outras palavras, a revisão dos cadastros dos grupos que hoje têm acesso ao principal programa de transferência de renda do país. Para isso, serão usadas as informações disponíveis no Cadastro Único, e contando com a ajuda das prefeituras. O processo começa nesse mês.

Começa nesse mês o pente-fino do Bolsa Família e você pode proteger seu salário DESSA forma
Começa nesse mês o pente-fino do Bolsa Família e você pode proteger seu salário DESSA forma (Imagem: FDR)

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, informou que existem uma série de suspeitas de fraude no Auxílio Brasil. Esse ainda é o nome do programa social que somente deve ser rebatizado assim que houver o pente-fino do Bolsa Família. Após esse processo devem ser mantidas apenas as famílias que cumprem com os requisitos de acesso ao benefício.

O número de famílias unipessoais, compostas por uma única pessoa, subiu consideravelmente no último ano chegando a 6 milhões. Acredita-se que essas pessoas estejam burlando as regras do programa, desmembrando o grupo familiar para que mais de uma pessoa receba a ajuda financeira.

Existe ainda a denuncia de que o programa foi usado como “moeda de troca” durante as eleições de 2022. Todo esse cenário fez com que a atual gestão visse a necessidade de aplicar o pente-fino do Bolsa Família. Em sua defesa, o governo afirma que com o corte dos fraudulentos, quem realmente tem direito pode ser incluso no programa.

Como vai funcionar o pente-fino do Bolsa Família

Algumas informações já estão sendo repassadas pelo governo federal em relação ao pente-fino do Bolsa Família. Wellington Dias acredita que existam pelo menos 10 milhões de cadastros no Cadastro Único que apresentam alguma irregularidade, e que têm potencial para ser excluído do Bolsa Família. 

São cerca de dez milhões no meio de quarenta milhões de famílias que estão no Cadastro Único que a gente acredita ter indícios de irregularidades. Destes, cerca de seis milhões são de famílias unipessoais“, disse o ministro.

Diante disso, o pente-fino deve passar por no mínimo três fases concretas:

  • Análise de dados das 21,9 milhões de famílias que recebem o Bolsa Família. Incluindo: renda por pessoa, endereço, atualização cadastral;
  • Cruzamento de dados com outras plataformas, visando descobrir possíveis fraudes, como renda maior que a informada. Nessa etapa as informações das prefeituras deverão ser usadas;
  • Convocação das famílias ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para que apresentem os documentos comprovando que têm direito ao benefício;
  • Suspensão do pagamento para aqueles que não conseguirem comprovar que cumprem com os critérios. Esse processo é reversível, e o pagamento pode voltar caso a família indique que tem direito ao benefício;
  • Cancelamento do Bolsa Família para quem não conseguir comprovar que cumpre com os critérios.

Como proteger o seu pagamento do pente-fino do Bolsa Família

Os dados do Cadastro Único serão analisados durante o pente-fino do Bolsa Família. Por isso, para proteger seu salário os cidadãos devem estar atentos ao que foi informado durante o processo de inscrição nesse banco de dados. As informações podem ser revisadas no aplicativo do CadÚnico.

Outras atitudes também são importantes e podem ser determinantes para que a ajuda financeira de no mínimo R$ 600 sejam mantidas, como:

  • Atualizar os dados do Cadastro Único, seja no aplicativo ou presencialmente;
  • Manter a frequência escolar das crianças;
  • Atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes;
  • Ficar atento aos limites de renda de até R$ 210 por pessoa da família no mês;
  • Movimentar a conta do Caixa Tem.

Como saber se foi excluído do Bolsa Família?

Para não ser pego de surpresa e durante o calendário de pagamentos do Bolsa Família perceber que não houve depósito. O cidadão que suspeita estar irregular devido ao não cumprimento de alguma regra, e até mesmo aqueles que pretendem confirmar se continuam recebendo o benefício, podem fazer a consulta.

  • App Bolsa Família ou Auxílio Brasil;
  • App CadÚnico ou site do Cadastro Único;
  • Telefone 111 da Caixa Econômica;
  • Telefone 121 do Ministério da Cidadania.

Havendo a suspensão do pagamento, a orientação é procurar o CRAS para tentar reverter essa situação.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com