Fim do saque-aniversário pelo FGTS? Novo grupo recebe AUTORIZAÇÃO para solicitar o benefício

O saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi criado em 2020, mas já corre risco de ser extinto em breve. A modalidade permite um saque anual na conta do Fundo.

FGTS passa por GRANDES mudanças no governo Lula beneficiando os trabalhadores
Fim do saque-aniversário pelo FGTS? Novo grupo recebe AUTORIZAÇÃO para solicitar o benefício. (Imagem: FDR)

O saque tem este nome porque é liberado no mês de aniversário do trabalhador. Ao contrário do saque-rescisão, modalidade padrão do FGTS, ele libera um percentual do rendimento da conta para ser retirado todo ano pelo beneficiário.

A partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do titular, o saque é liberado. O valor fica disponível por um prazo de três meses e, depois disso, a retirada só será possível na abertura do próximo calendário, no ano seguinte.

URGENTE! GOVERNO VAI ACABAR COM O SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS POR CAUSA DESSE MOTIVO

Saque-aniversário de fevereiro pode ser o último do FGTS

Luiz Marinho, ministro do Trabalho, defende que a modalidade seja extinta, pois acredita que o saque anual pode prejudicar o trabalhador a longo prazo. Em um pronunciamento, Marinho afirma que pretende suspender as novas adesões a partir de março deste ano.

Ainda de acordo com o argumento do ministro, o saque-aniversário afasta o beneficiário do principal objeto do Fundo de Garantia, que é conceder uma segurança financeira ao trabalhador em um momento de instabilidade.

A modalidade padrão do FGTS libera o saque apenas em situação de demissão sem justa causa. Em compensação, o titular pode fazer a retirada do valor integral acumulado ao longo dos anos de trabalho.

Já o saque-aniversário só permite que o trabalhador retire por ano, no máximo, 50% do saldo da conta do Fundo de Garantia.

Calendário do saque-aniversário do FGTS em 2023

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile