A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo criado pelo Governo Federal para promover facilidade tanto para os trabalhadores, quanto para os empregadores. O documento no formato físico é obrigatório, pois reúne uma série de informações profissionais do trabalhador.
A atual versão da Carteira de Trabalho Digital está disponível desde 2017, tendo sido reformulada no ano de 2019. Entretanto, muitas pessoas ainda não têm conhecimento sobre o aplicativo, nem sobre as funcionalidades dele.
Vale mencionar que o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital se tornou oficial somente após a publicação de uma Portaria no Diário Oficial da União (DOU) há quase três anos atrás. Não é difícil imaginar que o aplicativo segue a proposta de oferecer mais praticidade do que a versão física e, este fator já pode ser visto na emissão do documento virtual.
Ressaltando que este modelo atua mediante o cruzamento de uma série de dados junto à base do Governo Federal através do eSocial. Os dados trabalhistas devem ser fornecidos por este sistema pelo empregador.
Emissão da CTPS Digital
- Acesse o site acesso.gov.br e clique em “Criar sua conta”;
- Forneça todas as informações solicitadas;
- Escolha uma forma de ativação (SMS ou e-mail);
- Acesse o e-mail ou SMS para criar uma senha e ativar a conta.
Se por alguma razão o trabalhador não conseguir concluir a etapa de criação de senha pela internet, ele pode recorrer a um terminal eletrônico do Banco do Brasil (BB) ou Caixa Econômica Federal (CEF), bem como uma unidade do Ministério da Economia. Gerada a senha, basta fazer o download no aplicativo oficial no aparelho celular.
O aplicativo da CTPS Digital está disponível nas lojas Play Store e App Store, para Android e iOS, respectivamente. Após baixá-lo, é preciso fazer o primeiro acesso fornecendo o número do CPF e senha cadastrados. Na sequência, o usuário deve verificar alguns dados pessoais como o nome da mãe e data de nascimento para concluir o acesso.
Serviços disponíveis
A versão digital da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), permite que o trabalhador tenha em mãos de uma maneira bem mais prática e rápida, todas as informações que compõem o histórico profissional.
Isto quer dizer, dados como contratos de trabalho, número do Programa de Integração Social (PIS), além da solicitação de serviços como o abono salarial, seguro-desemprego e Benefício Emergencial (BEm).
Também é possível requerer a primeira ou segunda via da carteira de trabalho diretamente pelo aplicativo, descartando a necessidade de se dirigir a uma das agências de atendimento e tornar o processo mais eficiente.
Para solicitar algum dos benefícios mencionados, basta:
- Acessar o aplicativo;
- Selecionar a opção “Benefícios”, situada na área inferior da tela;
- Escolher um dos três benefícios disponíveis;
- Após escolher o benefício, o trabalhador pode solicitar ou consultar a situação.