Bolsa Família bloqueado! Veja como o pronunciamento de Simone Tebet modifica os pagamentos

Famílias economicamente vulneráveis que recebem o Bolsa Família tiveram uma surpresa desagradável nos grupos de WhatsApp nessa semana. É que passou a ser compartilhado um pronunciamento da ministra do Planejamento, Simone Tebet, em que ela confirma o bloqueio de 60 dias do pagamento do benefício social. A informação, porém, foi distorcida e não diz a verdade.

Bolsa Família bloqueado! Veja como o pronunciamento de Simone Tebet modifica os pagamentos
Bolsa Família bloqueado! Veja como o pronunciamento de Simone Tebet modifica os pagamentos (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O UOL Confere, do Portal UOL, foi o canal de comunicação a receber uma mensagem solicitando o esclarecimento sobre a informação. Nas redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens foi compartilhado o seguinte texto em relação ao pagamento do Bolsa Família:

Urgente! Simone Tebet diz que a partir de fevereiro vai cortar o Bolsa Família por 60 dias“, diz o texto compartilhado no Instagram. Para chamar atenção, ele vem acompanhado de uma foto da ministra ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), e com o cartão do programa cortado.

No Facebook, outra rede social, a mensagem é parecida e informa: “Simone Tebet diz que a partir de fevereiro vai bloquear o bolsa família por 60 dias / Faz o L“. O texto também acompanhava a mesma imagem da rede vizinha.

O que Simone Tebet realmente disse sobre o Bolsa Família?

A informação de que o Bolsa Família será bloqueado por 60 dias a partir de fevereiro é mentirosa. O que foi trazido por Tebet em uma entrevista concedida ao jornal O Estado de São Paulo é de que haverá um pente-fino nos dados do Cadastro Único, visando excluir aqueles que recebem o Bolsa de forma fraudulenta.

O motivo está ligado principalmente ao fato de ter subido consideravelmente o número de famílias unipessoais, compostas por uma única pessoa. Foram 5 milhões de cadastros desse tipo somados nos últimos 11 meses. A suspeita é de que essas pessoas estejam burlando o cadastro para que mais de um membro da mesma família receba o auxílio financeiro. 

Na prática, o processo realmente acontecerá e cadastros do Bolsa Família serão bloqueados por 60 dias. Mas, apenas os cadastros de pessoas com suspeita de fraude, os demais continuarão a receber seus benefícios normalmente.

Como proteger o seu Bolsa Família?

  • Atualize os dados pessoais e de renda no Cadastro Único;
  • Mantenha a frequência escolar das crianças em dia;
  • Movimente a conta do Caixa Tem;
  • Esteja atento as convocações feitas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com