Imposto de Renda: Receita Federal passará um pente-fino nestas documentações

Faltando cerca de dois meses para o início do período de declarações do Imposto de Renda (IR) 2023, os contribuintes já falam sobre o temido pente-fino. O procedimento executado pela Receita Federal, verifica se toda a documentação entregue está correta.

Imposto de Renda: Receita Federal passará um pente-fino nestas documentações
Imposto de Renda: Receita Federal passará um pente-fino nestas documentações. (Imagem: Montagem/FDR)

Quando um contribuinte cai no pente-fino do Leão, significa que ele cometeu algum erro durante o preenchimento da declaração do Imposto de Renda. As irregularidades podem estar relacionadas a um valor incorreto, rendimento omitido, dados cadastrais entre tantos outros. O resultado é a retenção do documento.

O principal motivo que leva muitos contribuintes a caírem no pente-fino é a tentativa de fraudar a declaração do Imposto de Renda para ser incluído em algum dos cinco lotes de restituição. No entanto, o barato sai caro, pois os erros e inconsistências podem gerar multas e até a acusação de crime tributário

A cada ano a apuração da Receita Federal fica cada vez mais criteriosa. Para isso, realiza um cruzamento de dados oriundos de vários bancos distintos, bem como o acesso às contas prestadas pelos contribuintes. Além das informações fornecidas pelos próprios cidadãos, a autarquia recebe dados de empresas, bancos, entidades e governos. 

IRPF 2023: COMO VAI SER FEITA A ATUALIZAÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA?

Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2023?

Valores das deduções no Imposto de Renda 2023:

Documentos exigidos na declaração do Imposto de Renda

Tendo em vista que a declaração do IRPF consiste no preenchimento e envio dos gastos e rendimentos financeiros equivalentes ao ano-base, neste caso 2022, é preciso reunir uma série de documentos. São eles:

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile